Praia de Moitas: esse paraíso espera por você

Por Alltemy Moura

No belo e extenso litoral cearense uma praia se destaca por suas belezas singulares e encantadoras. Localizada a 227 km de Fortaleza, no litoral do município de Amontada, Moitas é um verdadeiro paraíso.

Suas dunas fazem um desenho único, deixando a certeza de que a paisagem foi desenhada por mãos divinas. Seus ventos suaves nos dão a agradável sensação de liberdade. O mar, com suas pequenas ondas, nos oferece um mergulho relaxante.

Outro atrativo da praia de Moitas é o encontro do rio Aracatiaçu com as águas do mar. A barra é um refúgio ideal para aqueles que buscam paz e muitas belezas naturais. Um passeio de barco, uma deliciosa água de coco, um descanso debaixo dos coqueiros. Quem experimenta esses privilégios da barra de Moitas fica com uma grande vontade de nunca mais ir embora.

Nesse pedaço do litoral cearense o mar é calmo, e nos convida para um mergulho em suas águas tranquilas. Belas paisagens, comunidade acolhedora, sol e brisa leve, fazem de Moitas um destino para quem busca paz e descanso.

Arte na rua

Por Alltemy Moura

O trânsito na capital cearense não é só lentidão e cansaço. Em alguns cruzamentos de ruas e avenidas os motoristas podem ver apresentações artísticas ao ar livre. Em época de crise, a solução para muitos artistas desempregados é oferecer aos condutores de veículos números circenses.

Malabaristas e palhaços tentam dar mais cor e alegria ao ritmo acelerado da cidade grande. No cruzamento das avenidas Oliveira Paiva e Washington Soares, alguns artistas usam o pequeno tempo do sinal fechado para apresentar suas habilidades. Claro, em troca de uns trocados ofertados pelos motoristas.

Outro local usado para as apresentações é o encontro das avenidas Engenheiro Santana Jr. e Antonio Sales. Ali os artistas enfrentam o vento, o sol e a chuva dos dias corridos de Fortaleza.

Quem usa os ônibus do transporte coletivo de Fortaleza também pode conferir a apresentação divertida de alguns palhaços que tentam ganhar uns trocados. Contando piadas e envolvendo os passageiros nas brincadeiras, os palhaços deixam a viagem menos cansativa. Esses artistas não têm linha de ônibus preferencial, escolhem o ônibus aleatoriamente e saem distribuindo alegria por onde passam.

Assim nossa cidade segue seu ritmo, com as buzinas e o barulho dos motores, mas também com arte e diversidade de cores pelas ruas e avenidas.

A capital do forró

Por Alltemy Moura

Quem arrudeia Fortaleza pode conferir uma programação noturna animada por muito forró e arrasta-pé. De segunda a segunda o ritmo tipicamente nordestino anima cearenses e visitantes.

Nosso Estado é um celeiro de bandas de forró, que se multiplicaram nos últimos anos e deixam as noites do Ceará mais festivas. Para quem gosta do ritmo, a capital cearense possui diversos locais especializados no assunto. E melhor ainda: todo dia tem forró!

Alguns clubes, além do ritmo, oferecem comida típica e uma decoração que valoriza aspectos da cultura local. Como é o caso do bar cultural temático Kukukaya, um lugar para quem quer conhecer a cultura e os costumes do povo do nordeste. No Kukukaya, o turista dispõe de uma estrutura com mais de 950 metros quadrados, com decoração típica. O visitante pode conhecer e desfrutar da cozinha regional com serviço de bar, churrascaria, tapioqueira, além de uma variedade de bebidas e comidas típicas de nossa região. Sexta e sábado, o som do forró pé-de-serra, faz todo mundo dançar.

Outro local que faz parte da lista dos forrozeiros é o Pirata Bar, famoso por ter sido notícia no jornal The New York Times como "A Segunda-feira Mais Louca do Mundo". A decoração remete a uma antiga vila de casinhas coloridas, com um grande navio pirata ancorado ao fundo. Em todo canto, a temática lendária dos piratas: caveiras sorridentes, bandeiras, cordas, barris e sereias.

Confira a lista dos locais de eventos:

Segunda-feira

Pirata Bar
Ruas das Tabajaras, 325 – Praia de Iracema

Terça-feira

Kukukaya
Avenida Pontes Vieira, 55 – Dionísio Torres

Chapas Clube
Rua do Icaraí, s/n – Próximo as Tapioqueiras

Quarta-feira

Diferente Bar
Avenida Washington Soares, 2340 – Edson Queiroz
Negrito
Quinta-feira

Curral do Boi
Avenida Pontes Vieira, 2340 – Donísio Torres

Pai D'égua
Rua Godofredo Maciel, s/n – Maraponga

Sexta-feira

Kangalha
Avenida Washington Soares, s/n – Seis Bocas

Forró do Escondidinho
Estrada do Fio -Tupuiú

Cantinho do Céu
Avenida Cícero Sá, 1447 – Centro - Eusébio

Garota de Ipanema Show
Avenida Zezé Diogo - Praia do Futuro

Sábado

Forró no sítio
Rua do Mosquito, s/n – Eusébio

Domingo

Diferente Bar
Avenida Washington Soares, 2340 – Edson Queiroz

Belezas do sertão cearense

Por Alltemy Moura
As chuvas que banham o sertão cearense no período invernoso trazem beleza e fartura. A paisagem seca é coberta por um verde intenso, que encanta os visitantes e dá esperança ao sertanejo. Os rios e açudes ganham mais vida recebendo água e peixes, tornam-se pontos de lazer nos finais de semana e fonte de alimento para as famílias sertanejas.

Os agricultores já nas primeiras chuvas começam a cuidar dos roçados, plantam milho e feijão, principalmente. Após dias de trabalho o esforço é compensado, a colheita traz a fartura típica do inverno, o milho e o feijão enriquecem o cardápio no sertão nordestino. Os visitantes podem provar um gostoso milho assado ou cozido, além de canjica, bolos, pamonhas, mugunzá e outras delícias. Quem visita o Ceará deve experimentar também um belo prato de feijão maduro. Por aqui garantem que o caldo de feijão dá força e disposição.

O caboclo sertanejo é acolhedor e hospitaleiro, apesar das dificuldades enfrentadas na labuta diária, tem sempre um sorriso para receber quem visita sua morada. Vale a pena conhecer o Interior cearense em qualquer época do ano, mas especialmente no período das chuvas, nosso sertão se enfeita para receber os visitantes.