História, cultura e lazer em um só lugar

A 63 km de Fortaleza, o turista tem a oportunidade de voltar no tempo e reviver um pedacinho da história do Ceará

Por Helga Rackel



Com área de 204,7 km2 e limites compostos de serras, rios, riachos e lagoas, Redenção foi a primeira cidade do Brasil a libertar totalmente seus escravos. Seu nome, oficializado em 1889, faz referência a esse importante fato da história do nosso país. Localizado na microrregião do Maciço de Baturité, com via de acesso pela rodovia CE-060, o município possui diversos pontos turísticos e culturais.

Um dos lugares que é bastante visitado por turistas nacionais e internacionais, é o Sítio Livramento – Senzala Negro Liberto. Construído em 1873, o sítio é composto por engenho, casa grande e senzala. Sua estrutura colonial traz imagens de um tempo carrasco e assustador da era da escravatura. Sob a orientação do guia turístico, os visitantes têm a oportunidade de ouvir lendas, histórias e a sensação de presenciar momentos do dia-a-dia da relação entre o senhor de engenho e seus escravos, conhecendo cada passo que os negros davam naquele lugar. Outro ponto que também conta um pouco dessa época, é a senzala da Fazenda do Gurguri, localizada no alto da Serra de mesmo nome.

Há também o Museu Memorial da Liberdade. Construído no século XIX, possui acervo de objetos do período da escravatura. Ao seu lado, está a ponte do Rio Pacoti, edificada sob ordens de Dom Pedro I. Já o Monumento Negra Lua, cartão de visita localizado na entrada de Redenção, data do século passado e retrata uma negra nua, que dá graças às luzes do céu por sua liberdade. Outro monumento que faz menção à abolição da escravatura é o Busto da Princesa, construído recentemente em homenagem à Princesa Isabel (alusão ao cinqüentenário da abolição do município de Redenção).

Deixando o passeio cultural, o visitante pode se aventurar ao subir a serra para conhecer o Balneário Lages, barragem distante a 4 km da sede do município, com 30m de comprimento, 5m de largura e chega até 3m de profundidade. Bom para tomar banho, fazer piqueniques, respirar ar puro e admirar a paisagem.

Agora, independente de credo ou religião, o turista não pode deixar de visitar um dos cartões postais de Redenção: a Serra do Cruzeiro – Monte das Graças. Pois, para quem gosta de desafios, é uma boa opção subir e descer os 720 degraus da escadaria que conduz a um grande crucifixo e à imagem da Nossa Senhora das Graças.


Fotos: Divulgação.


Serviços:

Prefeitura de Redenção
Avenida da Abolição, 03 – Centro
(85) 3332-1258

Via de Acesso: CE-060

Princesa do Vale

Conhecida como Princesa do Vale, Limoeiro do Norte tem 772 km2 e é considerada cidade-pólo na rede urbana da microrregião do Baixo Jaguaribe. Sua formação a partir de imigrantes do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, ratifica o legítimo sotaque nordestino dos limoeirenses

Por Helga Rackel








Apesar do clima quente e seco, característicos do semi-árido, a região de caatinga de Limoeiro do Norte é a mais beneficiada das outras regiões do Estado, pois o município se encontra cercado pelos rios Jaguaribe e Banabuiú, além de afluentes. A presença de carnaubeiras e oiticicas às margens dos rios e riachos, a variedade de cactos como mandacaru e xiquexique na vegetação do município, revelam o quadro típico do interior do Ceará. Quem gosta do luar do sertão e de cantigas à beira do rio, não se arrepende em conhecer Limoeiro do Norte. Ou, aqueles que preferem conversar na praça, dar uma voltinha à noite e conhecer diferentes lugares para comer e se divertir, há também opções para esse público.

O município ainda é conhecido como a terra da bicicleta, mesmo depois da motorização das duas rodas (motocicletas e motonetas). Os moradores têm o histórico hábito de usar a bicicleta porque seu relevo é de planície, as conhecidas “depressões sertanejas”. Mesmo na era da modernidade, se você visitar Limoeiro, verá bicicletas transitando e não resistirá a uma voltinha.

De direito, assim como em outras regiões sertanejas do Estado, o visitante tem a oportunidade de prestigiar mais um balneário cearense: a Barragem das Pedrinhas. No sopé da Chapada do Apodi, a 8 km do Município, o lugar oferece descanso, diversão e pesca, além da oportunidade de contemplar uma bela paisagem da vegetação local. E você pensa que pára por aí? Claro que não! Ainda existe a Passagem Molhada, que fica sobre o Rio Banabuiú e liga as comunidades Sítio Ilha e Espinho, formando um complexo turístico que reúne mais de mil pessoas em apenas um final de semana.

O clima quente e a sensação de calor, não desvanecem quem deseja se aventurar e conhecer mais dessa região. Para quem gosta de diferentes tipos de turismo, é possível fazer turismo agrícola, visitando a infra-estrutura das empresas de agronegócio de Limoeiro do Norte e conferindo a bela visão da cidade, do alto da Chapada.

Para quem está de passagem ou deseja ficar por mais alguns dias, o Classic Hotel é um lugar de conforto e requinte, de acordo com a necessidade do hóspede. Localizado no centro da cidade, possibilita melhor locomoção ao visitante. Opções de lazer para familiares e amigos são os clubes da cidade. Um dos mais freqüentados é a AABB – Associação Atlética Banco do Brasil, que tem piscinas, quadras poliesportivas, salão de jogos, campo de futebol e música ao vivo.





Fotos: Divulgação.


Serviços:

Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte
Rua Cel. Antônio Joaquim, 2121 – Centro
(88) 3423-1165

Classic Hotel
Rua Cônego Bessa, 2453
(88) 3243-3144

AABB – Associação Atlética Banco do Brasil
Rua José Brito, 577 – José Simões
(88) 3423-3122

Pedacinho do Ceará


Para quem deseja desbravar o Ceará e conhecer os cantos e recantos dessa terra, Itaiçaba é uma opção de viagem para cumprir o seu destino

Por Helga Rackel


Palavra originária do tupi, que significa rio das conchas, Itaiçaba (209km2) fica localizada na microrregião do Litoral de Aracati. Sua vocação econômica envolve agricultura irrigada (acerola, algodão herbáceo, caju, coco, goiaba, graviola, mamão, manga, maracujá, melão, melancia, pimentão, tomate, uva), laticínios, processamento de mel de abelha, apicultura fixa, caprinocultura de corte semi-intensiva e de leite e ovinocultura extensiva.

Em média, o clima possui temperatura máxima de 36º e mínima de 26º.

A 164,7 km de Fortaleza, o município de Itaiçaba tem como vias de acesso a CE-040, CE-123, CE-371 e BR-304. Para fugir do calor, o Pólo de Lazer Beira Rio é destinado a visitantes e itaiçabenses que desejam se divertir, tomando banho em suas piscinas naturais ou na barragem do Rio Jaguaribe – considerado seu atrativo principal.

Praticar ecoturismo, turismo rural, conhecer um pouco da história do município de Itaiçaba e também, seu povo hospitaleiro, faz de você, viajante, o descobridor de um pedacinho do Ceará!











Fotos: Divulgação.


Serviços:

Prefeitura de Itaiçaba
Rua Cel. João Correia, 298 – Centro
(88) 3410-1112

Vias de acesso: CE-040/123/371/BR-304
Tempo estimado de viagem: 2h27