História, cultura e lazer em um só lugar

A 63 km de Fortaleza, o turista tem a oportunidade de voltar no tempo e reviver um pedacinho da história do Ceará

Por Helga Rackel



Com área de 204,7 km2 e limites compostos de serras, rios, riachos e lagoas, Redenção foi a primeira cidade do Brasil a libertar totalmente seus escravos. Seu nome, oficializado em 1889, faz referência a esse importante fato da história do nosso país. Localizado na microrregião do Maciço de Baturité, com via de acesso pela rodovia CE-060, o município possui diversos pontos turísticos e culturais.

Um dos lugares que é bastante visitado por turistas nacionais e internacionais, é o Sítio Livramento – Senzala Negro Liberto. Construído em 1873, o sítio é composto por engenho, casa grande e senzala. Sua estrutura colonial traz imagens de um tempo carrasco e assustador da era da escravatura. Sob a orientação do guia turístico, os visitantes têm a oportunidade de ouvir lendas, histórias e a sensação de presenciar momentos do dia-a-dia da relação entre o senhor de engenho e seus escravos, conhecendo cada passo que os negros davam naquele lugar. Outro ponto que também conta um pouco dessa época, é a senzala da Fazenda do Gurguri, localizada no alto da Serra de mesmo nome.

Há também o Museu Memorial da Liberdade. Construído no século XIX, possui acervo de objetos do período da escravatura. Ao seu lado, está a ponte do Rio Pacoti, edificada sob ordens de Dom Pedro I. Já o Monumento Negra Lua, cartão de visita localizado na entrada de Redenção, data do século passado e retrata uma negra nua, que dá graças às luzes do céu por sua liberdade. Outro monumento que faz menção à abolição da escravatura é o Busto da Princesa, construído recentemente em homenagem à Princesa Isabel (alusão ao cinqüentenário da abolição do município de Redenção).

Deixando o passeio cultural, o visitante pode se aventurar ao subir a serra para conhecer o Balneário Lages, barragem distante a 4 km da sede do município, com 30m de comprimento, 5m de largura e chega até 3m de profundidade. Bom para tomar banho, fazer piqueniques, respirar ar puro e admirar a paisagem.

Agora, independente de credo ou religião, o turista não pode deixar de visitar um dos cartões postais de Redenção: a Serra do Cruzeiro – Monte das Graças. Pois, para quem gosta de desafios, é uma boa opção subir e descer os 720 degraus da escadaria que conduz a um grande crucifixo e à imagem da Nossa Senhora das Graças.


Fotos: Divulgação.


Serviços:

Prefeitura de Redenção
Avenida da Abolição, 03 – Centro
(85) 3332-1258

Via de Acesso: CE-060

Nenhum comentário:

Postar um comentário