Viagem e descanso na serra


Em Aratuba, os visitantes podem acordar sob o canto dos pássaros e adormecer observando as constelações


Por Helga Rackel



Igreja Matriz São Francisco de Paula (1988), uma das arquiteturas antigas da cidade
(Foto: Site Panoramio)

Para quem deseja tranqüilidade e simplicidade somadas ao friozinho da serra, sem precisar sair do Ceará, basta arrumar as malas e conhecer Aratuba, um dos municípios que compõe o complexo serrano de Baturité. Localizado a 122 km de Fortaleza, com acesso pela CE 065, CE 060 e CE 356, a cidade conta com área de 157,5 km2. Inicialmente, chamada de Coité, passou a ser conhecida como Vila Santos Dumont e, logo depois, foi elevada à categoria de município, sendo chamada de Aratuba.

Caminhar nas ruas de Aratuba, requer disposição do turista. As subidas e descidas das ladeiras, a certo tempo de caminhada, podem cansar até os mais otimistas. Porém, a serenidade do lugar e a paisagem desenhada ao horizonte, satisfazem àqueles que buscam recantos naturais para descansar. Durante todo o dia, os moradores convivem com a visita da névoa que, devagarzinho, escorrega sobre as colinas e entra nas casas sem pedir licença, dando um toque sobrenatural ao lugar.

Aratuba não tem muitos atrativos na cidade, a não ser suas eventuais festas, como: Dia do Município, Festa das Flores, Festa da Nossa Senhora da Conceição, Festa do Alho e Festa do Padroeiro São Francisco de Paula. E, para quem deseja se aventurar, o município oferece atrativos ecoturísticos fora da cidade.

Se você gosta de viajar sem muita exigência, a paisagem, a sensação de liberdade e a impressão de estar em um vilarejo compensam àqueles que desejam descansar longe do caos urbano.



Visitante curtindo o clima serrano de Aratuba, interior do Ceará
(Foto: arquivo pessoal de Magda Magalhães)








Serviços:

Vias de acesso: CE 065, CE 060 e CE 356
Prefeitura de Aratuba: Rua Júlio Pereira, 731
(85) 3329-1210




Nenhum comentário:

Postar um comentário