Arte na rua

Por Alltemy Moura

O trânsito na capital cearense não é só lentidão e cansaço. Em alguns cruzamentos de ruas e avenidas os motoristas podem ver apresentações artísticas ao ar livre. Em época de crise, a solução para muitos artistas desempregados é oferecer aos condutores de veículos números circenses.

Malabaristas e palhaços tentam dar mais cor e alegria ao ritmo acelerado da cidade grande. No cruzamento das avenidas Oliveira Paiva e Washington Soares, alguns artistas usam o pequeno tempo do sinal fechado para apresentar suas habilidades. Claro, em troca de uns trocados ofertados pelos motoristas.

Outro local usado para as apresentações é o encontro das avenidas Engenheiro Santana Jr. e Antonio Sales. Ali os artistas enfrentam o vento, o sol e a chuva dos dias corridos de Fortaleza.

Quem usa os ônibus do transporte coletivo de Fortaleza também pode conferir a apresentação divertida de alguns palhaços que tentam ganhar uns trocados. Contando piadas e envolvendo os passageiros nas brincadeiras, os palhaços deixam a viagem menos cansativa. Esses artistas não têm linha de ônibus preferencial, escolhem o ônibus aleatoriamente e saem distribuindo alegria por onde passam.

Assim nossa cidade segue seu ritmo, com as buzinas e o barulho dos motores, mas também com arte e diversidade de cores pelas ruas e avenidas.