Aqui tem história

Por Jackelyne Collins


O Museu do Ceará, localizado em Fortaleza, abriga um acervo de mais de 13 mil peças sobre a história do povo cearense. Entre moedas e medalhas, há quadros, móveis, peças arqueológicas, artefatos indígenas, bandeiras e armas.

Alguns objetos se referem a fatos históricos, como a escravidão, o movimento abolicionista e movimentos literários, como a famosa Padaria Espiritual. Há também peças de arte popular e uma coleção de cordéis publicados entre 1940 e 2000.

Muitas peças estão organizadas em exposições temáticas como Memorial Frei Tito de Alencar, que apresenta objetos pessoais do cearense Tito de Alencar Lima; Religiosidade popular, que expõe peças referentes aos religiosos, Padre Cícero e Beato José Lourenço; Povos indígenas, objetos da cultura indígena brasileira, dentre outros.

Serviço:
Rua São Paulo, 51 – Centro
Fone: (85) 3101-2611
Funcionamento: de terça-feria a sábado, das 8h30 às 17 horas
Preços: Inteira: R$ 2,00 Meia: R$ 1,00. Às terças-feiras e feriados, entrada gratuita.
E-mail: musce@secult.ce.gov.br

A Beira Mar

Por Marcelo Bonavides



A beira-mar de Fortaleza é uma atração que fascina turistas e moradores locais.

Da praia do Meireles até o Mucuripe, é possível ver uma "parede" de prédios, emoldurando a orla.

Vários hotéis oferecem ao turista conforto e uma vista privilegiada.

A noite podemos encontrar uma feirinha que oferece toalhas de rendas, artigos de couro e artesanatos.

Se a fome apertar, você pode contar com lanchonetes e restaurantes, alguns deles tradicionais, especializados em peixes e mariscos.

Ao final do calçadão há os boxes dos pescadores, que vendem peixe, camarões e mariscos fresquinhos, recém chegados do mar. Se você quiser, pode se dirigir a um quisque ao lado e pedir para fritar os camarões, degustando no próprio local.

Quem mora em Fortaleza não dispensa o cooper ou correr no calçadão. Pela manhã ou no fim da tarde várias pessoas se exercitam ao longo da avenida.

Dirigindo com cuidado

Por Munique Freitas
Localizada a 150 quilômetros de Fortaleza no município de Aracati, a praia de Canoa Quebrada já foi tema de série global e suas falésias são conhecidas internacionalmente. Para chegar o visitante pode pegar a CE-040 que está em boas condições, porém de Aracati até Canoa a situação está bem diferente. O turista não deve se assustar se a cada dois metros encontrar uma cratera na pista, nem deve estranhar a falta de acostamento e sinalização, isso é a condição "normal" da estrada há um ano. A velocidade média nesses 13 quilômetros é de 20 a 30 km/hs.

Um pouco antes da entrada de Aracati, o motorista observa um outdoor fazendo propaganda do Aeroporto que será construído no município. A propaganda exalta a facilidade e a rapidez de se chegar as praias de Aracati. No entanto, a única via de acesso pela BR-304 está prejudicada pelos buracos. Por isso é preciso ter cuidado pelo caminho e de preferência dirigir durante o dia, para enxergar onde você está caindo.

Zoológico também é opção de diversão no Ceará


Por Humberto Oriano

Aqui em nosso Estado, temos realmente diversão para todos os gostos. Além de possuirmos um litoral privilegiado, nossos pontos turísticos e de passeios são bastante diversificados.
Para o visitante que tem filhos pequenos, por exemplo, que não podem tomar muito sol, uma ótima opção de lazer saudável nos finais de semana, é sem dúvida, fazer uma visita ao Zoológico. Isso mesmo, aqui existe um belíssimo zoológico.
O Zoológico Sargento Prata, ou Parque Zoológico Municipal Sargento Prata é mantido pela prefeitura de Fortaleza, que abriga mais de 300 animais em 35 recintos. O espaço ecológico surgiu com a idéia do Sargento Prata que mantinha alguns animais na Praça da Criança, no centro de Fortaleza. Em 1979, a coleção de animais do sargento se mudou para o Parque Ecológico do Passaré, que é um complexo formado ainda por um Horto e um espaço verde.
Possui uma área de mais de quatro hectares e a média de visitantes é de 20 mil pessoas por mês. O zoológico fica na Rua Prudente Brasil, 100 - Passaré - Fortaleza. Funciona de terça-feira a domingo, das 8 às 16 horas. Entrada grátis.

Fonte: www.pontosbr.com