Imagens da moda cearense

Por Carolyne Barros
Se você está em Fortaleza e é fã de artes plásticas e moda não pode deixar de visitar o Salão de Ouro, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O espaço abriga o trabalho de fotógrafos, artistas plásticos e estilistas em homenagem aos 10 anos do Dragão Fashion Brasil, principal semana de moda da capital cearense. Ao todo são 40 produções artísticas que passeiam por todas as edições do evento, resgatando a história da moda no Ceará com croquis, looks, esculturas e fotos. Uma excelente oportunidade para conhecer a diversidade da produção cearense, em cortes, linhas, cores, texturas e formas. A curadoria é do artista plástico Max Uchôa.

Vai lá:
Exposição Salão de Ouro
Até 30 de abril, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema).
Aberta de terça a quinta-feira, das 9h às 19h, e de sexta a domingo, das 14 às 21 horas. Nos feriados, de 9h às 19h.
Entrada gratuita.
Informações: (85) 3488.8600.

Compras no mercado da capital


Por Carolyne Barros
Prepare as pernas. Depois de visitar a feirinha de artesanato da Beira Mar, você vai precisar de resistência para subir os quatro andares do Mercado Central. Conhecido por reunir toda a diversidade da cultura cearense, nos trabalhos de renda, couro, palha, artigos e produtos típicos, no mercado você ainda encontra as delícias da culinária regional. São mais de 500 lojas, em um grande labirinto de pequenos boxes, além de 70 quiosques e seis restaurantes.
Situado no centro histórico de Fortaleza, o mercado se destaca pela grandiosidade e a arquitetura contemporânea. Construído pela primeira vez no início do século XIX, o espaço já passou por várias reformas, resultando em um prédio de 1.200 m². A principal rota do turismo de compras da cidade apresenta aos turistas e moradores da capital a excelência e precisão dos trabalhos do interior do Estado, seja nas diversas formas do artesanato – renda de bilro, filé, richelieu ponto cruz, labirinto – e nas peças em madeira, barro, cerâmica, vime, areias coloridas, bambu, couro, pedras semipreocisas,...
Vale a pena pechinchar, esquecer a preguiça e subir aos andares mais altos. Por lá, os preços costumam ser mais acessíveis. E leve os cartões de crédito, que são aceitos em vários boxes e nos restaurantes. Nas férias, os amplos corredores são tomados por apresentações folclóricas, revelando um pedacinho da rica cultura cearense, do forró aos reizados. (Carolyne Barros)

Vai lá:
Mercado Central
Av. Alberto Nepomuceno, 199 – Centro
O local abre de segunda a sábado, das 8h ás 19h, e aos domingos, das 8 às 13 horas
Informações: (85) 3454.8244

Foto: Divulgação

A pizza da Itália é aqui


Por Carolyne Barros
É bem verdade que pelas bandas de cá, a carne de sol, o bode, o baião-de-dois e as delícias do mar são os vedetes da culinária. Mas se você é do time dos aficionados por pizza, Fortaleza oferece opções com os sabores das melhorias pizzarias do país. Aliás, a número um da cidade tem influências genuinamente italianas. O publicitário Cláudio Vignoli foi buscar em Roma os detalhes que compõem o sabor de suas pizzas, oferecidas em duas casas que levam o sobrenome do proprietário.
Além das 20 opções de pizzas doces e salgadas, preparadas sem óleo, ovos e leite, o grande barato por lá é comer as pizzas com as mãos, imitando o hábito italiano. Luvas fininhas de plástico são oferecidas aos mais tímidos. Para acompanhar, basta escolher um bom vinho na cartela de mais de 250 rótulos nacionais e internacionais. Se você ainda não se convenceu de conhecer o lugar, experimente dar uma passadinha em frente e conferir o ambiente ao ar livre, com mesinhas de madeira embaixo de árvores e objetos antigos na decoração. Vai ser amor à primeira vista.

Vai lá:
Pizza Vignoli
Loja 1 - Rua Frederico Borges, 125 – Varjota
Loja 2 – Rua Silva Jatahy, 1600 – Varjota
Delivery – Rua Frei Mansueto, 722 Telefone: (85) 3267.9450
Funciona de terça a quinta, das 18h às 24h, sexta e sábado, das 18h às 1h, e domingo, das 18h das 24h.
Aceita Mastercad, Visa, Dinners e Oboé Card.


Foto: Divulgação