É mais do que goma.

Por Munique Freitas

A tapioca é um prato típico do Ceará, para quem gosta da comida feita a base de goma ou deseja experimentá-la com vários recheios diferentes, uma boa opção é o Centro das Tapioqueiras. Localizado no bairro Messejana na Ce-040, o centro disponibiliza para o visitante tanto a tapioca tradiçional com leite de coco, como também variações que vão do queijo com carne de sol até a de banana com canela , são 70 tipos diferentes de combinações.

O Centro das Tapioqueiras abre ás 06 hs da manhã e fechas ás 23 hs, conta com 26 boxes, banheiros e estacionamento para 50 carros. Passou a reunir desde 2002, as tapioqueiras que trabalhavam nas margens da Ce-040, hoje tanto turistas como moradores da cidade de Fortaleza, saboreiam os vários recheios desse prato tipico cearense.

Endereço: Av. Washington Soares 10215, Messejana.

telefone: (85) 3274-7565.

As várias belezas de Camocim

Por Lucílio Lessa

Camocim tem como símbolo o pote. Para muitos, isso se deve ao fato da cidade não ser intermediária e ter apenas uma entrada, que serve também como saída. Uma comparação com a boca de um pote. Coincidentemente, a marca turística do município é o pote indígena, referência a um ritual feito por povos antepassados, que enterravam os mortos de pé dentro do “Camotim” - pote de cerâmica.

Entre os 62 km de belas praias de Camocim está, de acordo com uma votação na internet, uma das cinco mais belas praias desertas do Brasil. A paradisíaca Barra dos Remédios. O local tem como critério principal a preservação da natureza nativa. A paisagem é repleta de dunas, mar e lagos em todo seu território. Na mesma pesquisa o local foi escolhido também como a mais bela praia deserta do Ceará.

Para chegar neste paraíso pouco conhecido pelos turistas, partem de Camocim em carros com tração nas quatro rodas, passando pelas praias de Caraúbas, Maceió e os vilarejos de pescadores das praias da Barrinha e do Xavier, onde é possível conhecer melhor a vida simples das famílias que vivem da pesca. No caminho está a Praia do Maceió, a mais popular durante o Carnaval, comportando mais de 10 mil foliões por dia.

Outra opção mais próxima da cidade de Camocim é o Lago Seco, local propício para banho em águas doces. O município, que possui vocação natural para o esporte, leva turistas ainda para praticar, além do Kitesurf, o Windsurf, o Rally, Enduro, Bykecross e o Motocross. Mas o mais tradicional esporte de Camocim, realizado há 20 anos é o torneio de regatas, no qual o litoral é invadido por velas multicoloridas, que tornam a paisagem local ainda mais bonita.



Contato da Prefeitura:
Fone: (88) 3621-1005

Maravilhas de Ubajara

Por Lucílio Lessa


Ubajara significa “senhor da canoa”, palavra proveniente do Tupi Guarani. A localidade é reconhecida por acolher um dos principais destaques da natureza brasileira, o Parque Nacional de Ubajara. Com um clima entre 17ºC e 28ºC, e localizado a 900 metros acima do nível do mar, o local está situado na Serra da Ibiapaba, ou Serra Grande.

Criado em 1959, o parque preserva a famosa gruta de Ubajara, com 1.120 metros de extensão e exuberantes formações rochosas Em 2002, o lugar deixou de ser o menor parque do País, passando de 563 para 6.288 hectares. A fauna e a flora dos ecossistemas de caatinga e mata úmida formam um ambiente de trasição na Serra da Ibiapaba. Uma vegetação que varia desde a Caatinga do Cerrado a espécies da Floresta Equatorial.

O acesso ao local é feito por meio de um teleférico, com toda infra-estrutura, segurança e mobilidade para o turista. Há ainda várias trilhas, devidamente sinalizadas e com guias capacitados. Placas informam as espécies de árvores existentes no parque. O local oferece ainda aos visitantes o encontro com cachoeiras, rios e diversas formas de vegetação que, em determinadas épocas do ano, mais precisamente em outubro e novembro, apresenta um oásis verde no Sertão.

Para quem aprecia esportes radicais, Ubajara destaca-se também como um local propício a essas atividades. Em meio aos diversos atrativos naturais, praticantes de rappel, vôo livre, tirolesa e escalada encontram toda a adrenalina que precisam para suas aventuras. Os amantes dos esportes náuticos também encontram na região, um lugar atrativo, em funcão do Açude Jaburu, ideal para essa atividade.

Essa é Ubajara, uma região que se caracteriza pela mistura de várias vegetações, pelo ar puro, pelas cachoeiras, pelas nascentes, bicas e mirantes naturais. Uma fauna rica, uma flora exuberante e muitos esportes de aventura. Um dos destinos mais encantadores do Ceará e definitivamente um encontro único com a natureza.

Contato da Prefeitura:
Fone: (88) 3634-1201

Crato - Princesa do Cariri

Por Lucílio Lessa


A cidade de Crato, situada no sul do Ceará, mais precisamente na Região do Cariri, é o quinto município mais antigo do estado. Esse dado demonstra sua importância histórica, a ponto de ser apelidada como a “Capital da Cultura” cearense.

Mas Crato não é só conhecida como “Capital da Cultura”. A cidade possui um outro apelido justificado pela suas riquezas naturais, o de “Princesa do Cariri”. Até porque a região possui a maior reserva florestal do Nordeste, a Floresta Nacional do Araripe (Flona), a primeira a ser implantada pelo Governo Federal no Brasil.

A cidade também é ladeada pela Chapada do Araripe. Anualmente, ela ganha destaque regional com a tradicional Expocrato. Realizado no mês de julho, o evento mistura cultura, feira agropecuária e shows musicais, a Expocrato está entre os grandes eventos do nordeste brasileiro. São ao todo oito dias de festa, desfile e leilão de animais, comidas típicas e shows culturais.

Com base nisso, a cidade se destaca no turismo e no lazer, pois mescla o encanto de belezas naturais, grandes eventos e relatos da história do povo cearense, imortalizada nos lugares e na memória de Crato.

Contato:
Fone: (88) 3523-2055

Exposições mostram vida dos vaqueiros e das crianças cearenses

Postado por Jorge Macedo

Parada obrigatória, o Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar oferece uma série de exposições que retratam a vida do nordestino.

A exposição "Vaqueiros" faz um passeio pela vida e universo de um dos símbolos mais fortes do Nordeste: a pega de boi, os currais, a casa, a vida...! Conheça o mundo desse bravo homem do sertão.

Já a mostra de brinquedos mostra o cotidiano de brincadeiras das crianças praianas e sertanejas do Ceará: pião, bila, bonecas de sabugo, carros de lata, bois de ossos, bola de papo de peru, jangadas, barcos, objetos de barro. Um verdairo passeio pela imaginação dos meninos e meninas do Ceará.

De segunda a sábado, as visitas custam R$ 2. Aos domingos é grátis.
Postado por Jorge Macedo

O grupo de música brasileira Breculê faz apresentação gratuita nesta quarta-feira (29/04) no Centro Cultural Banco do Nordeste. Serão duas apresentações, às 12h e 18h30min.

Em sua travessia musical, o grupo opta pelo universo acústico, experimentando possibilidades e limites dos instrumentos, em seus ritmos, harmonias e melodias: baiões, frevos, sambas, cocos, maracatus, choros e peças eruditas compõem a base do amálgama musical.

Para essa apresentação, o grupo rearranjou músicas que estarão em seu primeiro disco, "Vidas Volantes", a ser lançado ainda esse ano, incluindo no repertório algumas canções inéditas. O show conta ainda com a participação do grupo de choro Murmurando, que gravou umas das faixas do disco.
Serviço: Centro Cultural Banco do Nordeste, na Rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - Fortaleza
Data: 29 de abril de 2009 (quarta-feira)
Hora: 12h e 18h30
Gratuito
Com informações do BNB