As várias belezas de Camocim

Por Lucílio Lessa

Camocim tem como símbolo o pote. Para muitos, isso se deve ao fato da cidade não ser intermediária e ter apenas uma entrada, que serve também como saída. Uma comparação com a boca de um pote. Coincidentemente, a marca turística do município é o pote indígena, referência a um ritual feito por povos antepassados, que enterravam os mortos de pé dentro do “Camotim” - pote de cerâmica.

Entre os 62 km de belas praias de Camocim está, de acordo com uma votação na internet, uma das cinco mais belas praias desertas do Brasil. A paradisíaca Barra dos Remédios. O local tem como critério principal a preservação da natureza nativa. A paisagem é repleta de dunas, mar e lagos em todo seu território. Na mesma pesquisa o local foi escolhido também como a mais bela praia deserta do Ceará.

Para chegar neste paraíso pouco conhecido pelos turistas, partem de Camocim em carros com tração nas quatro rodas, passando pelas praias de Caraúbas, Maceió e os vilarejos de pescadores das praias da Barrinha e do Xavier, onde é possível conhecer melhor a vida simples das famílias que vivem da pesca. No caminho está a Praia do Maceió, a mais popular durante o Carnaval, comportando mais de 10 mil foliões por dia.

Outra opção mais próxima da cidade de Camocim é o Lago Seco, local propício para banho em águas doces. O município, que possui vocação natural para o esporte, leva turistas ainda para praticar, além do Kitesurf, o Windsurf, o Rally, Enduro, Bykecross e o Motocross. Mas o mais tradicional esporte de Camocim, realizado há 20 anos é o torneio de regatas, no qual o litoral é invadido por velas multicoloridas, que tornam a paisagem local ainda mais bonita.



Contato da Prefeitura:
Fone: (88) 3621-1005

Nenhum comentário:

Postar um comentário