Barra do Ceará: história, beleza e esperança de dias melhores

Por Anderson Pires

Com mais de 400 anos de história, a Barra do Ceará é o berço de nosso Estado e há quem diga que do Brasil. Foi nesse ponto, onde o mar do Atlântico se encontra com o rio Ceará, que, por volta de 1603, o Capitão-Mor Pero Coelho de Souza deu início ao processo de colonização portuguesa em nossa região. Depois dele, Pero Coelho e Soares Moreno, o guerreiro branco, deram continuidade à aventura, sofrendo debaixo do sol escaldante. Em 1637 chegaram os holandeses, sendo expulsos pelos índios que também habitavam a região em 1644. Alguns historiadores acreditam que antes disso, Vicente Pinzon e de Diogo Lepe desembarcaram em terras cearenses meses antes de Cabral chegar à Bahia.

Mesmo com toda essa bagagem histórica, o litoral da Barra do Ceará volta e meia figura entre as praias impróprias para banho. Ações de reurbanização estão sendo desenvolvidas na região, como o primeiro CUCA - Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte de Fortaleza, resta à comunidade cobrar maior agilidade no processo.

A Barra do Ceará, apesar de alguns problemas, ainda guarda seu espetacular pôr-do-sol, sempre a espera de visitantes. Os interessados em se aprofundar nas belezas do local podem experimentar o passeio de barco pelo mangue do rio Ceará e se encantar com a beleza natural do litoral leste de Fortaleza.

Fotos:
http://www.praiacerta.com.br/portal/images/upload/galeria/97/433_gal.jpg http://meuslugares.com.br/images/Fortaleza/barra_ceara_oest.jpg

Pirambu é prova de transformações sociais

Por Ederclinger Melo Reis

Conhecido como um estereótipo de ser um violento, Pirambu é como qualquer outro bairro de Fortaleza, porém com baixos índices de desenvolvimento. Ações como o do Pirambu Digital é um exemplo de que existem pessoas que querem transformar a comunidade. Prova disso é que a grande maioria dos cooperados pertence ao próprio bairro e muitos deles já saíram empregados do curso de informática.

O projeto se localiza no centro do bairro com intuito da formação em tecnologias da informação e comunicação, conta com quatro empresas na área da informática, administração e treinamento, além de desenvolver uma série de ações para a população do Pirambu, como a biblioteca comunitária e o condomínio virtual.

Criada a 13 anos através da integração do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará e da organização não-governamental Movimento Emaús Amor e Justiça, a Cooperativa Pirambu Digital busca a inclusão social de jovens do bairro.

Passar pelo Pirambu e conhecer a iniciativa é vivenciar a realidade das mudanças sociais.

Para mais informações, acesse o site: http://www.pirambudigital.com/

Feira-livre de Parangaba é o "bicho"

Por Humberto Oriano


Hoje, se fala bastante nas feiras de artesanatos da beira-mar e seus atrativos. No entanto, uma feira em especial chama a atenção pelas suas peculiaridades. Se quiser comprar carro, moto, bicicleta, periquito, papagaio ou coisas do gêneros vá na feira da Parangaba que lá tem.

Comumente vemos em noticiários locais, matérias jornalísticas que se referem ao comercio da feira. Já virou tradição, grupos de amigos se juntarem e, irem saborear uma panelada, buxada ou até mesmo um sarrabulho com cachaça depois de comprarem um cd pirata, um instrumento musical, um eletro-doméstico etc.


É do gosto popular ligar o nome da feira com outras atividades que nada tem a ver com o comercio que lá acontece, por exemplo a venda de armas. Toda apreensão de armas feita pela polícia nas mãos dos “pilantras”, foram compradas, segundo eles, na feira da Parangaba

Pura energia erótica



Por Ana Carolina

Quem não conhece precisa conhecer. A barraca Energia Erótica é a maior atração da praia do Barro Preto situada a 20 kilometros de Aquiraz, pertinho do Iguape. O proprietário do local é Dom Geovani, o "Xerife da Praia", ao chegar na barraca vale a pena pedir uma apresentação especial que o xerife dá para cada obra de arte.

É de dar muita risada. Entre as atrações, caricaturas de políticos e de famosos feitas com os mais diversos tipos de objetos, sem contar com suas invenções malucas e suas bebidas e comidas exóticas. Na barraca, o visitante pode conhecer o curioso “banho de quenga”, com cuias feitas de quenga de coco. As atrações da barraca já apareceram em programas de televisão como o do Faustão e do Luciano Huck, quem duvidar é só conferir as fotos de famosos que já visitaram a barraca e os recortes de matérias de vários jornais que ele cola nas paredes para que todos vejam.

O que a Pacatuba tem?

Por Cícero Fernandes


Se você gosta de turismo ecológico, então dê uma chegada em Pacatuba, apenas a 20 quilômetros de Fortaleza.

As trilhas são fascinantes e deixam qualquer pessoa apaixonada pelo o lugar. Após caminhar 6 quilômetros a partir de Pacatuba, o visitante terá diante de seus olhos uma piscina de água natural, boa para um bom mergulho e relaxar.

Os belíssimos atrativos naturais da pequena cidade a tornam uma das principais rotas do ecoturismo do Estado. O clima agradável, vegetação diferenciada e hospedagens aconchegantes são um atrativo a parte
O Balneário Bica das Andréas, formado por um conjunto de cascatas e piscinas naturais se destaca como um dos principais pontos turísticos. Localizado no centro da cidade, bem atrás da Igreja Matriz, o balneário é um dos paraísos colocados ao alcance do homem.

Outros pontos do roteiro são a Lagoa do Piripau, o Lago Boaçu e as Pedreiras. A Lagoa do Piripau é inusitada por estar, ao mesmo tempo, no centro da cidade e ao sopé da Serra de Aratanha.


Além dos recursos hídricos, a flora de Pacatuba é um imenso tesouro esquecido. É a última área onde existe resquícios da Mata Atlântica no Ceará.

As Pedreiras são belíssimos precipícios localizados ao pé da Serra de Aratanha. Podem ser avistadas ao longo da estrada, em meio à grande variedade de Mata Atlântica.

A cidade ainda se destaca pela religiosidade. Este ano, celebrará 35 anos de encenação da Paixão de Cristo, com promessa de fazer a melhor apresentação de todos os tempos.

Noite na balada

Por Paula Belelli
A balada mais famosa da capital é no Mucuripe Club. A casa abre quintas, sextas, sábados e algumas vezes no domingo. O local oferece espaço para shows e varias boates em diferentes estilos que comportam até 7 mil pessoas. O publico é bastante variado. Música eletronica, pagode, forró, axé o que estiver em evidência está no Mucuripe club. As entradas variam de 25 a 50 reais. Em dias de shows especiais o ingresso pode custar até 150.

Mucuripe Club

Travessa Maranguape, 108 (próximo ao Marina Park Hotel)

TEL.: (85) 3254-3020

Lazer e Cultura no bairro Bom Jardim


Por Ana Carolina

Já se foi o tempo em que o bairro Bom Jardim era lembrado só por ser muito violento. Inaugurado em dezembro de 2006, o Centro Cultural Bom Jardim firma-se como mais um espaço de convivência para a arte e a educação. Com o intuito de contribuir com para o processo de inclusão dos moradores da região, o centro é voltado para a profissionalização de jovens e adultos nas áreas de audiovisual, música e dança. Os cursos e aulas são oferecidos gratuitamente e visam despertar o conhecimento da população para diferentes formas de expressão em arte e cultura.
O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) é uma realização do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura. É gerido pelo Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC), o espaço tem como objetivo central estimular a participação da comunidade do Grande Bom Jardim nas atividades.
Serviço: Centro Cultural Bom Jardim (Rua 3 corações, 400. Próximo ao ABC. Informações sobre cursos pelos telefones: (85) 3488.8600 / 3497.5991 / 5981. Email: ccbj@ccbj.org.br

O Encontro do Som e da Imagem

Por Munique Freitas

Quem vem ao Ceará espera encontrar muito sol, lindas praias e boa comida. Mas, além disso tudo, o turista e o próprio cearense pode encontrar muito conhecimento e diversão no Museu da Imagem e do Som (MIS-CE). Fundado em 1980, a Museu detém um grande acervo da memória audivisual do Estado, biblioteca, sala de projeção e espaços de exposição.


Se precisar pesquisar sobre artes plásticas, artesanato, festas, folguedos, história, literatura de cordel, música, paisagens, personalidades cearenses; o MIS disponibiliza pela internet a navegação pelo seu acervo. Se preferir visitar e utilizar as fitas cassetes, VHs, Cds, fotografias, slides, livros, LPs de vinil, discos de cera do acervo e necessário agendar uma visita.


Para quem é cinéfilo, às terças-feiras acontece o Cineclube MIS. Quinzenalmente, ocorre a exibição de filmes de graça para todos os gostos, de origem americana à japonesa. Além disso, o museu também oferece oficinas de audio-visual, apresentações culturais, messas redondas e roda de poesias. Por isso, não fique em casa e vá conhecer a imagem e o som do Ceará.

Agendamento de Pesquisa: (85) 3101-1206
horário: terça à sexta-feira, das 8 às 17 horas
Endereço: Av. Barão de Studart 410, Meireles.

Conheça o Ceará pré-histórico

Por Jorge Macedo Costa

Está no Ceará, já visitou a Praia do Futuro, de Iracema, Litoral Leste e Oste, subiu as serras. Acha que foi tudo? Vá ao Sertão e surpreenda-se com parques arqueólogicos que contam a pré-história da nossa região.

No parque dos Inhamuns, em Tauá, encontre fosséis de preguiça gigante e de tatu com o tamanho de um fusca. No berço de Jovita Feitosa, a Joana D'arc cearense, você ainda vai deslumbrar a bela serra do Quinamuiú. O serrote é uma imansa muralha natural que ladeia a cidade.

Um aviso: se você achou Fortaleza quente, irá sentir Tauá ferver. Durante quase todo o dia você terá sensação térmica em torno de 40º C.

Seguindo para o Sul, conheça o parque arqueólogico da Serra do Araripe, no Cariri. Surpreenda-se com a comprovação de que a região, atualmente a 500 km do mar, um dia já foi oceano. Fósseis marinhos são os mais presentes por lá.

Faça um roteiro com seu agente de viagens e desvende os mistérios do exótico Ceará pré-histórico.

Paladar, tradição e exotismo

Por Jorge Macedo Costa

Se você já rodou o mundo, conheceu culturas, paladares e comidas exóticas prepare-se!!!

Uma das comidas mais exóticas do mundo você vai encontrar no Ceará. Intestino de bode!!! Isso mesmo, intestino.

A buchada de bode é uma das tradições mais fortes na culinária cearense. A iguaria tanto pode ser feita com a pele do órgão digestivo do animal, como recheando as "tripas" com carne preparada a gosto.

O prato também é feito com intestino de boi e de porco.

Consulte a lista de restaurantes regionais onde você pode comer uma autêntica buchada.

É noite em Fortaleza

Por Sarah Rahanny

Quem vem pro Ceará pensando que só vai encontrar forró e baião de dois esta muito enganado, a noite de Fortaleza esta repleta de barzinhos com atrativos para todos os gostos como pop rock, samba, sertanejo, reggae e é claro muita gente bonita e disposta a se divertir.
E quem vem a Fortaleza tem que estar disposto a dormir mais tarde e aproveitar a noite ate o sol raiar assim é a noite da badala cidade em resumo fortaleza dorme tarde sete dias por semana, deixando um pouco de lado a tão conhecida cidade do sol devido as suas belas praias fortaleza também esta repleta de muito agito.

Boteco

Localização: Dionisio Torres - Av. Antônio Sales, 3177
Tel: (85) 3461-2872 Fax: 3268-1010
Horário de Funcionamento: Segunda à Quinta, de 17h até último cliente; Sexta, de 16h até último cliente; Sábado e Domingo, de 12h até último cliente
Ônibus de Acesso: Antônio Bezerra/ Unifor, Campus do Pici/ Unifor e Av. Borges de Melo.


Engarrafamento
Localização: Dionísio Torres - Av. Antônio Sales, 2760
Tel: (85) 3224-3237
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta, de 18h até o último cliente; Domingo, de 14h até o último cliente.
Site: http://www.engarrafamento.com.br/
Ônibus de Acesso: Av. Antôcio Sales, Circular I, Antônio Bezerra/ Unifor.

Picanha do Cowboy
Localização: Aldeota - Avenida Dom Luís, 685
Tel: (85) 3261-4491
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta de 17h às 02h; Sábado de 11 às 02h e Domingo de 11h às 17h
Ônibus de Acesso: Siqueira/Papicu; Conjunto Ceará/Papicu

Viva La Vaca
Localização: Aldeota - Avenida Santos Dumont, 2287
Tel: (85) 3224-9533
Horário de Funcionamento: Domingo à Quinta de 17 à 0h; Sexta e Sábado de 17h às 02h
Site: http://www.vivalavaca.com.br/
Ônibus de Acesso: Av. Santos Dumont, Jardim das Oliveiras/Luciano Cavalcante



Hit's Brasil
Localização: Parquelândia - Av. Jovita Feitosa, 170.
Tel: (85) 3243-8331
Horário de Funcionamento: De Terça à Domingo a partir das 20hs.
Ônibus de Acesso: Topic 03, Campus do Pici Unifor, Jovita Feitosa.

Pico Alto, paraíso perdido




Por Ana Maria Freitas.

Para quem quer conhecer um lugar paradisíaco, com uma visão panorâmica e um clima agradabilíssimo, não pode deixar de conhecer a serra de Guaramiranga, e principalmente o Pico Alto, ponto culminante do Maciço de Baturité, com 1115m de altitude.

Dali, pode-se ter uma visão espetacular do sertão lá em baixo, em meio ao verde da vegetação das serras, também podemos ver uma parte do rio Pacoti, que nasce em Guaramiranga mesmo, a 6km da sede.É possível ir até lá pelas trilhas ecológicas, que é uma caminhada boa e emocionante, ou se preferir pode pegar a estrada asfaltada que dependendo do horário fica coberta por nevoa.

O Pico alto é uma das maiores belezas naturais, a vista lá de cima é simplesmente perfeita, o céu parece estar tocando a vegetação, algo realmente incrível . Alem do Pico Alto, Guaramiranga também é privilegiada por outras grandes belezas naturais, por isso pra quem vem ou é do Ceará, não deixe de conhecer esse paraíso!

Quinta-feira é dia de caranguejo em Fortaleza


Por Paula Belelli

Para conhecer bem uma cidade e costumes da regiao é necessário conhecer os locais onde os nativos frequentam. Em Fortaleza, as quintas-feiras são famosas por reunirem centenas de cearenses na Praia do Futuro no comeco da noite, para saborear um delicioso caranguejo, curtir boa musica ao vivo e se divertir com o tao conhecido show de humor cearense.
Chegar cedo é fundamental para garantir um bom lugar. Muito cuidado com os pertences e se divirta!
Recomendamos as barracas:
Croco Beach
Av. Zeze Diogo, 3125 (85 3265-6667)
Chico do Carangueijo
Av. Zeze Diogo, 4930 (85 3262-0108)
Vira Verao
Av. Zeze Diogo, 2939 (85 3262-6227)

Boa comida e boa música, mistura que dá certo



Por Ana Maria Freitas


Fortaleza é tradicionalmente conhecida dentro e fora do Brasil, uma cidade sempre muito bem freqüentada pelos turistas, um dos destinos mais procurados por agências de viagem.

Conhecida por suas belas praias, Fortaleza ganhou destaque em pacotes turísticos.Mas quem pensa que esse paraíso se resume só a praias está enganado, a capital do Ceará também oferece muitas outras opções para diversão, e um deles é o famoso barzinho Docentes e Decentes, que consegue reunir boa música, ambiente agradável e uma ótima culinária .

O barzinho é especializado em comidas regionais, e se tornou conhecido pelo seu famoso feijão verde com creme de leite e queijo,considerado o melhor da cidade.Alem do excelente cardápio pode-se ainda desfrutar de uma boa musica ao vivo, de quarta a sábado.

O dia de maior movimento é na sexta feira, localizado na Avenida Santos Dumont, 6.180 Bairro: Papicu
Telefone: 265-3267. O Docentes e Decentes já está a 6 anos na praça e foi muito bem aceito, tornado-se uma das melhores opções para as noites de Fortaleza.

Morro Branco


Por Paula Belelli

Morro Branco é a praia linda que fica no município de Beberibe, a 88 km de Fortaleza. A praia fica próxima do centro da cidade e consequentemente das pousadas. Nao e preciso ter carro para poder ver lindas paisagens de dunas, natureza e um mar maravilhoso.
Proximo ao Morro Branco ficam as falésias de areia colorida que contornam a praia que sao protegidas pelo "Monumento Natural das Falésias de Beberibe". Em meio a essas falesias foi gravado a abertura do "Fantastico".
Quando aa maré baixa, formam-se piscinas naturais tornando a paisagem ainda mais bela.
O artesanato da região é voltado para as garrafas de areia colorida, retirada das dunas e falésias com 12 tonalidades naturais e as demais tingidas pelos artesãos. Quem visita o Ceara, nao pode deixar de conhecer este lugar unico na costa brasileira.

O Monumento que se mantém Comtemporâneo!



Ana Maria Freitas


O Theatro José de Alencar foi inaugurado oficialmente em 17 de junho de 1910 , e é o maior Teatro e mais famoso da cidade de Fortaleza-Ce.

Considerado um dos mais bem conceituados monumentos históricos da capital, por sua bela arquitetura, conforto, e ótimas peças teatrais .Ele possui sala de espetáculo em estilo art noveau, auditório de 120 lugares, foyer, espaço cênico a céu aberto e o prédio anexo, com dois mil metros quadrados, que sedia o Centro de Artes Cênicas(CENA), uma pintura eclética e surpreendente, faz do Theatro José de Alencar um belíssimo ponto turístico de Fortaleza.

Merecidamente considerado um dos cartões postais da cidade, o Theatro atrai turistas, pessoas dentro e fora de Fortaleza , por todas as suas qualidades, o seu nome, estrutura maravilhosa, pinturas fantásticas e mais uma diversificação nas apresentações de peças, procurando encaixar programações, para agradar aos públicos diversificado, de diferentes idades e gostos.

O Teatro José de Alencar funciona de terça a domingo, com programações distintas que cabem no bolso de todo mundo, toda semana tem um dia, onde as peças são gratuitas, e durante a tarde acontecem outras atividades,como as aulas de teatro no Anexo.

Por todas essas informações e vantagens, visitar o teatro sempre vai ser uma boa opção.

Morro Branco, uma praia inesquecivel!

Por Paula Belelli

Morro Branco é a praia linda que fica no município de Beberibe, a 88 km de Fortaleza. A praia fica próxima do centro da cidade e consequentemente das pousadas. Nao é preciso ter carro para poder ver lindas paisagens de dunas, natureza e um mar maravilhoso.

Próximo ao Morro Branco ficam as falésias de areia colorida que contornam a praia que são protegidas pelo "Monumento Natural das Falésias de Beberibe". Em meio a essas falésias foi gravado a abertura do "Fantastico".
Quando a maré baixa, formam-se piscinas naturais tornando a paisagem ainda mais bela.

O artesanato da região é voltado para as garrafas de areia colorida, retirada das dunas e falésias com 12 tonalidades naturais e as demais tingidas pelos artesãos. Quem visita o Ceará, nao pode deixar de conhecer este lugar único na costa brasileira.

É festa no Ceará

Por Alltemy Moura

Mês de junho chegando e as cidades cearenses já começam os preparativos para os festejos que celebram três santos: Santo Antônio, São Pedro e São João. No período, as tradicionais festas juninas enfeitam e colorem o sertão nordestino.

Antes, durante e depois do mês de junho, os terreiros, ruas e os mais variados locais espalhados pelo Ceará, são tomados pela alegria e cores múltiplas das quadrilhas matutas. Praticamente todas as cidades do nosso Estado têm o seu festival junino, ou o chamado chitão. As crianças, os jovens e até mesmo os adultos se divertem nos ensaios e apresentações.

Aqui, a Secretaria de Cultura do Estado, promove o Edital Ceará Junino. O projeto beneficia grupos de quadrilhas de vários municípios, dando ajuda financeira para a realização dos eventos juninos. Em 2008 foram mais de 160 inscritos no Edital, destes, 71 foram contemplados. Para este ano, a Secretaria espera receber um número maior de inscrições. Após a seleção dos projetos inscritos, os festivais encantam cearenses e visitantes.

Na cidade de Marco, um evento tradicional e de grande porte é o Chitão do Marco. O festival é famoso por reunir belas quadrilhas da região e por trazer atrações musicais de renome nacional. Já passaram pelo palco do Chitão artistas como Zé Ramalho e a banda Ara Ketu. Em outro município, a praça da Igreja Matriz e o balneário Alvorada são os palcos do festival de quadrilhas. Trata-se da cidade de Massapé, onde a animada festa se repete ano após ano.

Nessa mistura de ritmos e cores tem muita coisa para o turista experimentar. Tem comida típica, forró, quadrilhas e a hospitalidade do povo cearense. Outros festivais de quadrilhas bem tradicionais, acontecem nas cidades de Cedro, Juazeiro do Norte e Baturité.

Turismo de Aventura em Guaramiranga

Além das praias e do sol forte o Ceará oferece, no maciço do Baturité, um clima ameno e esportes radicais


Por Gabriele Oliveira



Conhecida como a Suíça cearense, Guaramiranga é uma boa opção para quem procura turismo de aventura. Localizada no maciço do Baturité à 123 km de Fortaleza é uma boa opção para praticar esportes radicais e trilhas, rapel, tirolesa e um banho de cachoeira revigorar as forças.

Há hospedagem para todos os gostos e bolsos, como chalés e as barraquinhas para fazer um “acantonamento”, termo mais adequado já que há uma infra-estrutura de restaurante e banheiros, diferente de quando se está acampando de verdade, em plena selva. Para quem está começando é recomendável para adaptação. Recomenda-se levar cobertores e roupa de frio, pois a temperatura na madrugada pode chegar a 12 ºC.

Outro atrativo é visitar o segundo ponto mais alto do Estado, o Pico Alto a 1.115 km de altitude. É possível fazer esse passeio gastando em média apenas R$ 150, se optar por acampar.

Mais informações: Secretaria de Turismo de Guaramiranga (85) 3321-1205

Samba no asfalto


Felipe Pontes

Para quem gosta de samba e chorinho, uma boa opção é o Bar do Arlindo. Localizado na Rua Joaquim Nabuco , 2260, o boteco mais conhecido da cidade recebe visitantes que vão apreciar uma música de qualidade e o tradicional feijão verde com macaxeira frita. O Arlindo é aberto de terça a sexta, mas é aos sábados o bar recebe quem chega da praia do sábado, ou quem vai cair na balada da noite de Fortaleza. A rua lota de apreciadores do samba, ocupando não só as calçadas, mas toda a pista do local.

O bar, de 80m², é bem simples: cadeiras e mesas de plásticos na calçada e no grande salão; um balcão de atendimento e sempre companheira sinuca. O nome de batismo do local é dado ao anfitrião de todas as noites, que recebe por lá todas as tribos de Fortaleza. O Cardápio, traz não só os petiscos já citados, mas também os famosos arroz de carneio, arroz de arraia, carne-de-sol e principalmente a cerveja conhecida como a mais gelada da cidade.

Serviço:
Bar O Arlindo
De terça a domingo com apresentações de samba de mesa e chorinho
Local: rua Joaquim Nabuco, 2260. Aldeota.