É festa no Ceará

Por Alltemy Moura

Mês de junho chegando e as cidades cearenses já começam os preparativos para os festejos que celebram três santos: Santo Antônio, São Pedro e São João. No período, as tradicionais festas juninas enfeitam e colorem o sertão nordestino.

Antes, durante e depois do mês de junho, os terreiros, ruas e os mais variados locais espalhados pelo Ceará, são tomados pela alegria e cores múltiplas das quadrilhas matutas. Praticamente todas as cidades do nosso Estado têm o seu festival junino, ou o chamado chitão. As crianças, os jovens e até mesmo os adultos se divertem nos ensaios e apresentações.

Aqui, a Secretaria de Cultura do Estado, promove o Edital Ceará Junino. O projeto beneficia grupos de quadrilhas de vários municípios, dando ajuda financeira para a realização dos eventos juninos. Em 2008 foram mais de 160 inscritos no Edital, destes, 71 foram contemplados. Para este ano, a Secretaria espera receber um número maior de inscrições. Após a seleção dos projetos inscritos, os festivais encantam cearenses e visitantes.

Na cidade de Marco, um evento tradicional e de grande porte é o Chitão do Marco. O festival é famoso por reunir belas quadrilhas da região e por trazer atrações musicais de renome nacional. Já passaram pelo palco do Chitão artistas como Zé Ramalho e a banda Ara Ketu. Em outro município, a praça da Igreja Matriz e o balneário Alvorada são os palcos do festival de quadrilhas. Trata-se da cidade de Massapé, onde a animada festa se repete ano após ano.

Nessa mistura de ritmos e cores tem muita coisa para o turista experimentar. Tem comida típica, forró, quadrilhas e a hospitalidade do povo cearense. Outros festivais de quadrilhas bem tradicionais, acontecem nas cidades de Cedro, Juazeiro do Norte e Baturité.

Nenhum comentário:

Postar um comentário