Barra do Ceará: história, beleza e esperança de dias melhores

Por Anderson Pires

Com mais de 400 anos de história, a Barra do Ceará é o berço de nosso Estado e há quem diga que do Brasil. Foi nesse ponto, onde o mar do Atlântico se encontra com o rio Ceará, que, por volta de 1603, o Capitão-Mor Pero Coelho de Souza deu início ao processo de colonização portuguesa em nossa região. Depois dele, Pero Coelho e Soares Moreno, o guerreiro branco, deram continuidade à aventura, sofrendo debaixo do sol escaldante. Em 1637 chegaram os holandeses, sendo expulsos pelos índios que também habitavam a região em 1644. Alguns historiadores acreditam que antes disso, Vicente Pinzon e de Diogo Lepe desembarcaram em terras cearenses meses antes de Cabral chegar à Bahia.

Mesmo com toda essa bagagem histórica, o litoral da Barra do Ceará volta e meia figura entre as praias impróprias para banho. Ações de reurbanização estão sendo desenvolvidas na região, como o primeiro CUCA - Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte de Fortaleza, resta à comunidade cobrar maior agilidade no processo.

A Barra do Ceará, apesar de alguns problemas, ainda guarda seu espetacular pôr-do-sol, sempre a espera de visitantes. Os interessados em se aprofundar nas belezas do local podem experimentar o passeio de barco pelo mangue do rio Ceará e se encantar com a beleza natural do litoral leste de Fortaleza.

Fotos:
http://www.praiacerta.com.br/portal/images/upload/galeria/97/433_gal.jpg http://meuslugares.com.br/images/Fortaleza/barra_ceara_oest.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário