Belezas do sertão cearense

Por Alltemy Moura
As chuvas que banham o sertão cearense no período invernoso trazem beleza e fartura. A paisagem seca é coberta por um verde intenso, que encanta os visitantes e dá esperança ao sertanejo. Os rios e açudes ganham mais vida recebendo água e peixes, tornam-se pontos de lazer nos finais de semana e fonte de alimento para as famílias sertanejas.

Os agricultores já nas primeiras chuvas começam a cuidar dos roçados, plantam milho e feijão, principalmente. Após dias de trabalho o esforço é compensado, a colheita traz a fartura típica do inverno, o milho e o feijão enriquecem o cardápio no sertão nordestino. Os visitantes podem provar um gostoso milho assado ou cozido, além de canjica, bolos, pamonhas, mugunzá e outras delícias. Quem visita o Ceará deve experimentar também um belo prato de feijão maduro. Por aqui garantem que o caldo de feijão dá força e disposição.

O caboclo sertanejo é acolhedor e hospitaleiro, apesar das dificuldades enfrentadas na labuta diária, tem sempre um sorriso para receber quem visita sua morada. Vale a pena conhecer o Interior cearense em qualquer época do ano, mas especialmente no período das chuvas, nosso sertão se enfeita para receber os visitantes.