Uma casa de histórias

Por: Anderson Pires A Casa de José de Alencar é um dos importantes pontos culturais de Fortaleza. Primeira morada do grande escritor cearense José de Alencar, o local foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e hoje é mantida pela Universidade Federal do Ceará. Sendo utilizada como equipamento cultural, a estrutura, que ainda conserva ruínas arqueológicas das antigas edificações, abriga uma pinacoteca, uma biblioteca, um museu e um centro de treinamentos, além de um receptivo restaurante.

Construída em 1825 no Sítio Alagadiço Novo, a Casa foi o lar de José de Alencar por nove anos. Em 1965, com a comemoração de dez anos da Universidade Federal do Ceará, a UFC adquiri o sítio e abre o espaço para visitação pública. Reestruturada em 2007, a CJA faz parte do roteiro turístico cultural cearense.


A importância de José de Alencar para a literatura brasileira é indiscutível. Livros como Iracema, Lucíola, O Guaraní, Ubirajara, entre outros, são temas de simpósios, encontros e debates que constantemente acontecem neste já caracterizado centro de referência para estudos sobre a obra o autor.



Mais que uma instrumento de pesquisa, abrigando um acervo museológico, artístico, antropológico, arqueológico, histórico e literário, o centro cultural é um ótimo local para visitação em família, realização de encontros e festas. Contando com uma bela área verde e edificações coloniais, o visitante ira sentir-se transportado aos cenários descritos nas famosas tramas de José de Alencar.


Casa de José de Alencar
Av. Washington Soares, 6055 – Messejana
CEP 60830-640 – Fortaleza – CE
Fone: (85) 3229 1898
Fone-Fax: (85) 3276 2379
Página na Internet: www.cja.ufc.br

Fotos: www.cja.ufc.br

Maior festival nacional de anime acontece em Fortaleza

Por Alan Rodrigues

Há sete anos, o Centro de Convenções de Fortaleza, localizado na avenida Washington Soares, 1141, é o espaço utilizado para a maior reunião de fanáticos por animes que acontece no País.

O evento começou em julho de 2001, quando um grupo de amigos idealizou o projeto e conseguiu patrocínio para viabilizar um encontro de três dias dos apreciadores de desenhos japoneses. A idéia deu certo e, ano após ano, eles aumentaram o número de patrocinadores, bem como o número de participantes do evento.

Por três dias, os fãs dispõe de uma programação que passa pela audiência de animes, campeonatos de cosplays até shows de atrações internacionais.

Os interessados podem obter mais informações no site do evento.

Continue os seus estudos de música

Por Alan Rodrigues

Aqui vai uma boa dica aos musicistas ou interessados no aprendizado de algum instrumento musical, que fixaram residência na Cidade: o Conservatório Alberto Nepomuceno. Localizado na avenida da Universidade, 2210, a instituição traz os cursos de piano, violão, cavaquinho, canto, percussão, entre outros instrumentos.

Com aulas de segunda à sexta-feira, nos três turnos do dia, a Conservatório dispõe de uma musicoteca (com diversos títulos da arte nacional e internacional), auditório, salas de ensino e uma sala maior reservada para Música de Câmera.

Como forma de avaliação e com o intuito de viabilizar um contato do aluno com a prática, são realizados recitais de música no próprio auditório do Conservatório.

Mais informações no site do Conservatório, ou pelo número: (85) 3252.1837