Conhecendo Baturité

Por Cícero Fernandes


Baturité tem uma área de 347,30 quilômetros quadrados. Seu acesso se dá pelas CE-060 e CE-356. Limita-se ao norte com Pacoti, Redenção e Guaramiranga, ao sul com Itapiúna, à leste com Aracoiaba e à oeste com Mulungu e Capistrano, sendo assim uma excelente opção de roteiro para visitação.
O Município é detentor de uma das últimas reservas da Mata Atlântica do Ceará, onde são preservadas a vegetação e fauna nativa da região. O lugar é adequado para a prática do Ecoturismo e ótimo para se fazerem trilhas ecológicas, caminhadas que fazem bem ao espírito, onde podemos sentir de perto a natureza, respirando um ar puro, longe do stress das cidades grandes. Em meio a bela paisagem, encontramos as Cachoeiras da Volta, do Frade, do Perigo e do Jordão. Existem ainda os Poços da Moça e da Panela.
A cidade também se destaca pelos monumentos históricos que constituem um rico acervo da história regional. São representações que impressionam moradores e visitantes pela arquitetura belíssima, algumas em estilo colonial.
Entre essas representações encontramos: a Igreja Matriz, de estilo colonial, a Estação Ferroviária, que foi umas das primeiras construídas no Ceará e que possuiu papel importante na economia cafeeira; a Via Sacra, com 365 degraus, representando o marco de sentimento religioso do povo de Baturité, onde a escadaria nos leva a uma imagem de Nossa Senhora no alto da serra; perto de lá está a Escola Apostólica dos Jesuíta, também conhecido como Mosteiro dos Jesuítas, com arquitetura belíssima que chama atenção de quem passa, até porque ali podemos ter uma bela visão da cidade de Baturité; a Casa do Comendador Ananinas Arruda, que é hoje um museu histórico; o Sítio Arqueológico Serra do Vicente; e ainda belos e amplos prédios e casarões como o Palácio Entre Rios, Prédio da Cultura, Galeria de Arte Olavo Dutra Alencar, entre outros que juntos constituem um rico acervo da História .

Ventos fortes e muita aventura

Por Alltemy Moura
Os praticantes de windsurfe têm uma nova opção para curtir uma aventura nesse esporte desafiador. O novo ponto de encontro é a praia de Icaraí de Amontada, que fica a 220 km de Fortaleza. Especialistas apontam o local como o melhor do País para a prática do windsurfe, na modalidade slalom, onde o que importa é a velocidade. Por isso a indicação de Icaraí, nessa praia os ventos são constantes e sopram a uma força de 20 nós, com picos de 30.

O mar da bela praia do litoral norte do Ceará já foi palco da 1ª etapa do Rank Cearense Wave/Freestyle e da 5ª etapa do Rank Cearense. Durante os eventos, praticantes de windsurfe de todo o Ceará deixaram ainda mais colorida a paisagem de Icaraí.

Para aqueles que desejam aproveitar a praia, os ventos e curtir o movimento das ondas, mas que ainda não se aventuram com as velas do windsurfe, podem aproveitar uma estada na praia para aprender o esporte. Em Icaraí de Amontada, há uma escola, a Casa dos Ventos, que ensina wind. Mais informações no site www.casadosventos.com.br