Mercado Central reúne produtos típicos da região.




Postado por Felipe Pontes

Com 1200 m² de área o espaço oferece o melhor e mais barato artesanato do Ceará.

Para quem quer voltar da Terra do Sol com a mala cheia de produtos da região, não pode deixar de passar no maior pólo de compras artesanais do Nordeste. O Mercado Central de Fortaleza, com1.200 m² de área e 553 boxes de vendas, oferece a riqueza da cultura têxtil e culinária local com conforto e preços acessíveis para todos os visitantes. O Mercado é localizado no centro da cidade, na Av. Alberto Craveiro. Quem passa pela Catedral Metroplitana de Fortaleza, tem parada obrigatória no lugar.

Ao andar pelos quatro andares o visitante se depara com a arte e o talento dos artesãos cearenses. São artigos de couro (sandálias, sapatos, chapéus, bolsas e malas), rendas e bordados em peças de cama, mesa e banho. É possível encontrar peças com material de seda, lã, linho e até lona.

Os produtos que dão água na boca dos turistas como a conhecida cachaça, licores, castanha e doce de caju, também estão à venda mercado. Os restaurantes oferecem comidas típicas nordestinas feitas com o tempero mais característico da região.

E para quem não quer esquecer dos amigos e parentes, vale levar uma lembrancinha pra casa. Produtos como garrafinhas de areia , peças em tecido, vidro e côco, jangadinhas e camisetas com motivos cearenses são vendidas por preços surpreendentemente baixos.

O Mercado Central de Fortaleza existe desde 1931. Depois de várias modificações em sua estrutura ao longo dos anos, em 1997 o lugar ganhou uma nova arquitetura assinada pelo arquiteto Luiz Fiuza. O novo espaço recebeu grande ventilação, passarelas e rampas, elevador e estacionamento para o conforto e segurança dos visitantes.


Serviço:
Mercado Central de Fortaleza
Av. Alberto Craveiro, 199. Centro – Próximo a Catedral Metropolitana de Fortaleza.
Funcionamento de de Segunda a sábado de 8h às 17h
Contatos: 3454-8244

Começa Festival de Quadrilhas em Jaguaribara

Vários municípios do Interior se encontram, nessa semana, no XIII Festival de Quadrilhas Juninas de Jaguaribara. Decoração personalizada, figurinos e comidas típicas dão colorido à festa, que conta com diversas apresentações culturais. Neste sábado e domingo, dias 12 e 13, o festival reunirá grupos de Limoeiro do Norte, Russas, Quixadá, Ibicuitinga, Morada Nova, São João do Jaguaribe, Milhã, Senador Pompeu, Itapiúna e Maracanaú. Após as apresentações dos quadrilheiros haverá festa, ao final de cada noite, com várias bandas de forró.

Por: Rosanna Amazonas
Fonte: Diário do Nordeste

Interior celebra Santo Antônio

É tempo de conferir os festejos de Santo Antônio pelo interior cearense, onde 11 cidades homenageiam o santo casamenteiro, também consagrado como padroeiro dos pobres. O momento de folia e oração é distribuído nos quatro cantos do Estado e prossegue até o próximo sábado, 13, com procissão e missa de encerramento. Barraquinhas com comidas típicas, shows musicais, bingos e leilões são atrações em cada festejo.

Só na região do Cariri, cinco municípios celebram Santo Antônio. Destaque para Barbalha. A festa dos namorados, realizada nesta sexta-feira, no Parque de Eventos, é a grande atração dessa semana no município. Os festejos também ocorrem em Araripe, Barro, Antonina do Norte e em Jardim. No Sertão Central, destaque para as comemorações em Quixeramobim e Caridade. No Maciço de Baturité, a festa ocorre em Ocara. E na região Norte, em Cariré. No Litoral Oeste, no município de Chaval, Santo Antônio vai justificar a fama de casamenteiro. Nesta sexta-feira, dia 12, serão realizados 30 casamentos coletivos no município. Já em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, o forró pé-de-serra agita as noites na cidade.

Por: Rosanna Amazonas
Fonte: Jornal O Povo