Culinária no barro

Por Munique Freitas

Pratos feitos com frutos do mar, caranguejo e ostras. Um ambiente iluminado pela lua, rodeado por pés de jambo, uma música romântica e uma vista privilegiada da rua. Isso mesmo, da rua. Fora do eixo da Beira mar, também é possível apreciar um cardápio recheado de peixes e mariscos em um ambiente agradável.

Decorado com lamparinas, materiais feitos de barro e com parte do terraço coberto de palha, o Marcão das Ostras não perde em nada para os grandes restaurantes localizados na área litorânea da cidade. O seu ingrediente principal é a ostra que vem em pastéis, caldos e risotos.

Os pratos principais chegam fumaçando em tachos de barro e servem até três pessoas, a um preço razoável; já que mariscos
não são tão baratos. Cerveja gelada, música ao vivo, comida regional para quem gosta desse conjunto pode ir a Rua Professor de Carvalho 2901, no bairro Joaquim Távora.
Horário:17hs à 1h (terça à sexta)
11hs às 2 hs(sáb. e dom)
Telefone: 3257-9660
Foto: Divulgação

O Dicionário Cearensês

Por Rosanna Amazonas
O Estado do Ceará possui 8,1 milhões de habitantes distribuídos em 184 municípios. E essa gente é conhecida, no mundo inteiro, pela forte cultura, jeito hospitaleiro, moleque e criativo de ser. A criatividade é tanta, que existe até o dicionário "cearensês". Isso mesmo! Para aqueles turistas mais desavisados, é sempre bom ter um em mãos, para enteder essa lingüagem irreverente, só encontrada aqui. "Botar boneco", "macho véi" e "rebolar no mato", são alguns dos termos que fazem parte do cotidiano do cearense. Confira abaixo outros vocabulários:

ABESTADO = Otário
AÍ DENTO = Resposta a qualquer provocação
ARRE ÉGUA! = Alegria ou irritação
AVALIE = Imagine
AVEXADO = Apressado
BAITOLA = Gay
BAIXA DA ÉGUA = Lugar distante
BILA = Bola de gude
BILOTO = Botão
BOCA QUENTE ou CHEIRO DO QUEIJO = Lugar perigoso
BUNEQUEIRO = Quem bota boneco
BUTAR BUNECO = Criar confusão, perder a linha, farrear bastante
CAPAR O GATO ou TIRAR OS CALÇO = Ir embora
CHABOQUE = Tampo
CHEI DOS PAU = Bêbado
CUSTAR = Demorar
ZAMBETA = Cambota
TEM É ZÉ - É muito difícil
SÓ O MÍ = Coisa boa
SÓ O BURACO E A CATINGA - Pessoa dismilinguida
GUARIBADA = Dar uma caprichada
GASGUITA = Mulher que grita demais ou fala muito alto
FUMANDO NUMA QUENGA = Puto da vida
FULERAGE ou PAIA = Coisa sem valor
GASTURA = Mal-estar
INGEMBRADO = Torto
MACHORRÉI = Cara, amigo..
MELADO = Bêbado
MOI DE CHIFRE = Corno
PAI D’ÉGUA = Porreta, legal...
SUSTANÇA = Energia dos alimentos
VERMINOSO = Fominha
PAPÔCO = estouro
RUMA ou QUISSÓ = muito
MASSA = bom

Vocabulário cearense (Cearencês)

Adrenalina em Alta em Viçosa

Por Joel de Sousa

Para quem deseja um turismo com alta adrenalina, Viçosa no Ceará oferece diversas práticas esportivas promovidas pelo grupo Ação e Aventura; uma empresa especializada em esportes radicais.

Os visitantes podem praticar Rapel, Vôo Livre, Paraglider, Motocrós, Byke, Descida de rio em bote e Trenkking por trilhas que oferecem um visual deslumbrante com fontes de águas cristalinas, largas cachoeiras e intrigantes formações rochosas.

A Cachoeira do Itarumã, com 65 metros de altura e duas quedas d’água exuberantes, é um lugar excelente para a prática de rappel. A Cascata do Pirapora encanta pelo seu conjunto de cachoeiras formadas por um desnível no Riacho Prangi.

O turista não pode deixar de conhecer também a Lagoa Pedro II, tendo sido urbanizada e arborizada recentemente, conta com uma vegetação muito rica; um lugar ótimo para um happy hour, possibilitando ao visitante uma sensação de liberdade e descontração.

Viçosa do Ceará fica na Serra da Ibiapaba, distando 334 km de Fortaleza e com acesso pela CE-187, a 740 metros de altitude.

Passeios de barco a vela, esqui e caminhadas em Camocim




Por Joel de Sousa

Conhecida pela variedade e qualidade do pescado, Camocim, um dos primeiros povoamentos do Ceará, apresenta lindas praias e construções históricas, que tornam a cidade um dos principais pontos dos foliões no carnaval.

O passeio de barco pelo rio Corearú, que leva a Ilha de Testa Branca, também conhecida como “Ilha do Amor”, é indispensável. A Ilha é um ótimo lugar para desfrutar de banho de mar, caminhadas, esqui nas dunas, além de saborear deliciosos caranguejos e lagostas da praia.

O primitivismo é a principal característica da orla de Camocim, ideal para turistas aventureiros. Entre as praias mais conhecidas estão: Barreiras, Farol do Trapiá, Maceió, Tatajuba, Barra dos Remédios, Camocim e Barrinhas. Tatajuba, protegida por Lei Ambiental, possui águas calmas e a vela é um esporte que pode ser praticado com total liberdade.

Para quem vem de carro, deve pegar a BR - 222 vindo de Fortaleza até chegar em Sobral. De lá, pegar a CE - 085, passando pelas cidades Massape, Senador Sá, Uruoca, Martinopole e Granja.

Ar puro, festivais e paisagem serrana em Guaramiranga




Por Joel de Sousa


Cenário para grandes eventos que tem como destaque a cultura, a cidade de Guaramiranga tornou-se um roteiro obrigatório para quem vem ao Ceará.

Além do clima favorável com temperaturas amenas, a cidade possui uma ótima estrutura hoteleira, excelentes bares e restaurantes, além de sediar diversos festivais.

O principal é o festival de Jazz e Blues realizado durante o período do carnaval. Mas acontece também em Guaramiranga: o Festival de Gastronomia, o Festival das Flores, o Festival Nordestino de Teatro, o Festival da Música, O Festival do Vinho e a Mostra Junina.


Para quem curte aventura, Guaramiranga dispõe de várias opções de trilhas que levam a belíssimas cachoeiras e ao contato com o ar puro da montanha. Além disso, o turista poderá visitar também o Pico Alto, com seus 1.115 metros de altitude e com uma visão espetacular do sertão e do mar; um excelente lugar para assistir ao pôr-do-sol.

Guaramiranga fica em Baturité, distante 123km de Fortaleza e com acessos pelas rodovias estaduais CE-060, CE065 e CE356.

Conheça a Paróquia Nossa Senhora da Glória

Por Alan Rodrigues

Além das belezas naturais, Fortaleza revela seus encantos na arquitetura de seus prédios. Entre eles está uma igreja que se encontra no bairro Cidade dos Funcionários (zona sul da Cidade). Localizada no cruzamento das avenidas Desembargador Gonzaga e Oliveira Paiva, a paróquia Nossa Senhora da Glória é umas das igrejas católicas mais requisitadas para casamentos na Capital.

Construída na década de 1970, começou bem pequena com um espaço que não conseguia agregar todos os fiéis nas missas de sábados, domingos e feriados. Visando maior conforto aos paroquianos, foi lançada uma campanha para a construção de um novo templo. O dinheiro veio dos paroquianos e de doações de pessoas jurídicas. A conclusão se deu nos primeiros anos desse milênio.

Etapa por etapa, a paróquia foi ganhando novos contornos. Hoje ela apresenta maior espaço interno Os belos vitrais chamam a atenção dos visitantes. A madeira da árvore Jacarandá entorna as poltronas dos fiéis e as posições das poltronas ganharam um desenho que remete aos espaços de debates do mundo clássico.

A paróquia também foi a primeira de Fortaleza a implantar o Terço dos Homens dentre suas atividades. De 2003 até hoje são realizados encontros na noite das terças-feiras.

Para quem deseja mais informações, pode acessar o site da paróquia aqui.