Maravilhas de Ubajara

Por Lucílio Lessa


Ubajara significa “senhor da canoa”, palavra proveniente do Tupi Guarani. A localidade é reconhecida por acolher um dos principais destaques da natureza brasileira, o Parque Nacional de Ubajara. Com um clima entre 17ºC e 28ºC, e localizado a 900 metros acima do nível do mar, o local está situado na Serra da Ibiapaba, ou Serra Grande.

Criado em 1959, o parque preserva a famosa gruta de Ubajara, com 1.120 metros de extensão e exuberantes formações rochosas Em 2002, o lugar deixou de ser o menor parque do País, passando de 563 para 6.288 hectares. A fauna e a flora dos ecossistemas de caatinga e mata úmida formam um ambiente de trasição na Serra da Ibiapaba. Uma vegetação que varia desde a Caatinga do Cerrado a espécies da Floresta Equatorial.

O acesso ao local é feito por meio de um teleférico, com toda infra-estrutura, segurança e mobilidade para o turista. Há ainda várias trilhas, devidamente sinalizadas e com guias capacitados. Placas informam as espécies de árvores existentes no parque. O local oferece ainda aos visitantes o encontro com cachoeiras, rios e diversas formas de vegetação que, em determinadas épocas do ano, mais precisamente em outubro e novembro, apresenta um oásis verde no Sertão.

Para quem aprecia esportes radicais, Ubajara destaca-se também como um local propício a essas atividades. Em meio aos diversos atrativos naturais, praticantes de rappel, vôo livre, tirolesa e escalada encontram toda a adrenalina que precisam para suas aventuras. Os amantes dos esportes náuticos também encontram na região, um lugar atrativo, em funcão do Açude Jaburu, ideal para essa atividade.

Essa é Ubajara, uma região que se caracteriza pela mistura de várias vegetações, pelo ar puro, pelas cachoeiras, pelas nascentes, bicas e mirantes naturais. Uma fauna rica, uma flora exuberante e muitos esportes de aventura. Um dos destinos mais encantadores do Ceará e definitivamente um encontro único com a natureza.

Contato da Prefeitura:
Fone: (88) 3634-1201

Nenhum comentário:

Postar um comentário