Princesa do Vale

Conhecida como Princesa do Vale, Limoeiro do Norte tem 772 km2 e é considerada cidade-pólo na rede urbana da microrregião do Baixo Jaguaribe. Sua formação a partir de imigrantes do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, ratifica o legítimo sotaque nordestino dos limoeirenses

Por Helga Rackel








Apesar do clima quente e seco, característicos do semi-árido, a região de caatinga de Limoeiro do Norte é a mais beneficiada das outras regiões do Estado, pois o município se encontra cercado pelos rios Jaguaribe e Banabuiú, além de afluentes. A presença de carnaubeiras e oiticicas às margens dos rios e riachos, a variedade de cactos como mandacaru e xiquexique na vegetação do município, revelam o quadro típico do interior do Ceará. Quem gosta do luar do sertão e de cantigas à beira do rio, não se arrepende em conhecer Limoeiro do Norte. Ou, aqueles que preferem conversar na praça, dar uma voltinha à noite e conhecer diferentes lugares para comer e se divertir, há também opções para esse público.

O município ainda é conhecido como a terra da bicicleta, mesmo depois da motorização das duas rodas (motocicletas e motonetas). Os moradores têm o histórico hábito de usar a bicicleta porque seu relevo é de planície, as conhecidas “depressões sertanejas”. Mesmo na era da modernidade, se você visitar Limoeiro, verá bicicletas transitando e não resistirá a uma voltinha.

De direito, assim como em outras regiões sertanejas do Estado, o visitante tem a oportunidade de prestigiar mais um balneário cearense: a Barragem das Pedrinhas. No sopé da Chapada do Apodi, a 8 km do Município, o lugar oferece descanso, diversão e pesca, além da oportunidade de contemplar uma bela paisagem da vegetação local. E você pensa que pára por aí? Claro que não! Ainda existe a Passagem Molhada, que fica sobre o Rio Banabuiú e liga as comunidades Sítio Ilha e Espinho, formando um complexo turístico que reúne mais de mil pessoas em apenas um final de semana.

O clima quente e a sensação de calor, não desvanecem quem deseja se aventurar e conhecer mais dessa região. Para quem gosta de diferentes tipos de turismo, é possível fazer turismo agrícola, visitando a infra-estrutura das empresas de agronegócio de Limoeiro do Norte e conferindo a bela visão da cidade, do alto da Chapada.

Para quem está de passagem ou deseja ficar por mais alguns dias, o Classic Hotel é um lugar de conforto e requinte, de acordo com a necessidade do hóspede. Localizado no centro da cidade, possibilita melhor locomoção ao visitante. Opções de lazer para familiares e amigos são os clubes da cidade. Um dos mais freqüentados é a AABB – Associação Atlética Banco do Brasil, que tem piscinas, quadras poliesportivas, salão de jogos, campo de futebol e música ao vivo.





Fotos: Divulgação.


Serviços:

Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte
Rua Cel. Antônio Joaquim, 2121 – Centro
(88) 3423-1165

Classic Hotel
Rua Cônego Bessa, 2453
(88) 3243-3144

AABB – Associação Atlética Banco do Brasil
Rua José Brito, 577 – José Simões
(88) 3423-3122

Nenhum comentário:

Postar um comentário