Centro das Tapioqueiras é parada obrigatória

postado por Felipe Pontes

São cerca de setenta tipos de tapioca no caminho do Litoral Leste

Goma (fécula de mandioca), água e sal. São esses os ingredientes da tapioca, um dos pratos mais tradicionais do Ceará. Na Avenida Washington Soares, no bairro Messejana, se encontra o Centro das tapioqueiras. Lugar às margens da BR 040 onde os passantes podem apreciar a especiaria cearense. São em média 50 mulheres, em 26 boxes, que passam o dia inteiro trabalhando em seus fogões para satisfazer o paladar de quem chega. O local recebe diariamente, em média, mil visitantes da terra ou turistas. O horário em que a movimentação fica mais intensa é no final de tarde, logo no pôr do sol.

Na frigideira ou na chapa quente, há quem diga que no Centro a tapioca é servida em setenta tipos de recheio. Quem senta em uma das mesas deste espaço já sente o cheirinho da goma assando. Depois de saída do fogão , o recheio fica por conta da criatividade da tapioqueira ou do gosto do cliente. O cardápio oferece tapiocas de queijo, mista, com carne de sol, frango, camarão ou côco, Para os mais tradicionais, apenas uma manteiga derretida. Tudo servido, a tapioca sempre pede uma xícara de café bem quente com ou sem leite. E para quem quer fazer da tapioca uma guloseima doce, as artistas da goma servem a iguaria com banana assada, chocolate, morango, goiabada ou leite condensado.

O Centro das Tapioqueiras é uma estrutura formada para as mulheres que trabalhavam em bancas nas estradas. Há três anos quando inaugurado o espaço, elas receberam um Box de tijolo aparente com fogão a lenha. A arquitetura é aberta e arejada com amplo estacionamento. Para quem vai e volta das praias do litoral leste, ou do Beach Park, a parada é obrigatória.

Serviço:
Centro das Tapioqueiras.
Av Washington Soares, 10215. Bairro Messejana. Às margens da BR 040, Caminho do Beach Park
Horário de funcionamento: de 5h até 22h

Nenhum comentário:

Postar um comentário