Não deixe de provar das comidas típicas

Por Paula Belelli
Quem visita o Ceará não pode deixar de provar das delícias da região. O prato mais conhecido leva o nome de uma dança muito conhecida que consiste na união de um homem e uma mulher (arroz e feijão verde ou novo). O baião de dois, prato batizado no Ceará, pode vir também acompanhado de carne de sol e é consumido diariamente por milhares de cearenses que recomendam a inovacao com muito orgulho.
Para provar do melhor baião em Fortaleza recomendamos:
Assis, O Rei da Picanha (85)3267-3366
Rua Frederico Borges ,505
Rua Doutor Alísio Mamede ,250
Rua Ana Bilhar ,1356
Esquina do baião
Av. Oliveira Paiva
Docentes e decentes (85)3262-5242
Av Santos Dumont, 6180


Para saber mais sobre a historia do baiao visite:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bai%C3%A3o-de-dois

Passeio Cultural

Por Andréia Rocha

E para quem deseja conhecer o lado cultural de Fortaleza, umas das opções é a Academia Cearense de Letras. Fundada em 15 de agosto de 1894, três anos antes da Academia Brasileira , o espaço é repleto de imagens dos grandes escritores cearenses.

Fora isso, existem várias obras de escritores de épocas passadas e, também, de escritores atuais. Grandes nomes como José de Alencar estão na lista dos patronos da Academia. Sua história divide-se em três partes fundamentais e cada uma registra boa parte da história do estado, conhecido como a Terra da Luz.
Um dos movimentos mais conhecidos da literatura cearense, a Padaria Espiritual, também compõe a exposição permanente , à disposição do público nos corredores e nas salas da instituição. Isso prova que o Estado não proporciona apenas passeios de vislumbre às belezas naturais, mas também, um contato com a cultura local que tem grande relevância no desenvolvimento literário do País.

Vale a pena conhecer!


Serviço:
Rua Rosário, nº1, bairro Centro- Fortaleza
Tel: (85) 3253-0489 3226-0326 3253-4275

Abril tem Choro em Fortaleza

Postado por Jorge Macedo Costa

Abril é o mês do Choro no Centro Cultural Banco do Nordeste. O Centro realiza a série "Choro no Centro", com dez shows nos dias 2, 9, 17, 23 e 30, sempre às 12h e 18h30, dentro do programa Palco Instrumental.

Programe-se:
Dia 2: bandolinista Macaúba & grupo Mistura e Manda; e Regional Cordas que Falam;

Dia 9: grupos Cara de Choro e Samba de Boteco;

dia 17: Bernardino Mota e Mistura de Cordas;

dia 23: grupo Murmurando e Glayrton Santiago;

Dia 30: grupo feminino Fulô de Araçá e Projeto TAM - Tarcísio Sardinha, Adelson Viana e Márcio Resende.

Os shows acontecem sempre às 12h e 18h30.

A série comemora o Dia Nacional do Choro, no dia 23 de Abril, data de nascimento do flautista, saxofonista, cantor e arranjador carioca Pixinguinha (1897-1973)

O cantor pernambucano Dominguimhos também será homenageado.

Endereço: rua Floriano Peixoto, 941 - Centro
Telefone: (85) 3464.3108)

Natureza em abundância


Por Lucílio Lessa

Pacatuba é uma cidade cearense localizada na região metropolitana de Fortaleza. O local possui uma área de 137 km2, equivalente a 0,096% do território estadual. Com uma altitude de 65,37m, a região destaca-se por suas belezas naturais. Embora a região seja bastante visitada em função da prática de esportes radicais ou por seus eventos culturais, o município vem recebendo visitantes por causa de locais ainda não muito explorados, ou seja, as trilhas. A do Boaçu, por exemplo, possui uma caminhada de 12 km a partir da cidade. São quatro horas em meio à mata, culminando em uma piscina de águas naturais. Já trilha do Letreiro, continuação da trilha do Boaçu, a caminhada é de uma hora e meia. Lá o turista se depara com misteriosas Adicionar imageminscrições rupestres, ideal para os que gostam de turismo histórico. Na última trilha, a CETREFP, o visitante é premiado, após 6 km de caminhada, com uma piscina de água natural.

Outros locais paradisíacos de Pacatuba são a Lagoa do Piripau, o Lago Boaçu e as Pedreiras. A Lagoa do Piripau, por exemplo, é inusitada por estar, ao mesmo tempo, no centro da cidade e ao sopé da Serra de Aratanha. Já o Lago Boaçu, situado no cume da Serra da Aratanha, combina as emoções de se conhecer verdadeiros caprichos da natureza com a saudável e excitante caminhada entre paisagens ainda inexploradas pelo homem. Além dos recursos hídricos, a flora pacatubana é um imenso tesouro esquecido. É a última área onde existe resquícios da Mata Atlântica no Ceará. Quanto às Pedreiras, trata-se de belíssimos precipícios localizados ao pé da Serra de Aratanha, podendo ser avistadas ao longo da estrada, em meio à grande variedade de Mata Atlântica.

Espaço de inclusão e arte

Por Ederclinger Melo Reis
O Centro de Referência do Professor (CRP), Célula da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, tem mostrado, desde sua fundação, em 2000, um trabalho de inclusão sócio-digital e apoio à arte. O CRP, que já fez parte de muitas trilhas turísticas, hoje é mais lembrado como sendo o Antigo Mercado Central ou simplesmente Biblioteca Virtual.

A ex-diretora do CRP, Maria Dulce Brito Rebouças Freitas conta que “antes o Centro (CRP) era muito requisitado por escolas e turistas, mas com mudanças de gestões, o incentivo diminuiu”.

Para quem não conhece, além do CRP contar com três ambientes de informática, também há a Galeria de Arte Antônio Bandeiras e o Memorial Sinhá D’Amora.

Apesar de não estar mais na trilha dos turistas, segundo Dulce, “está havendo interesse do Governo, em alguns órgãos, para incluir a população do Brasil sócio-digitalmente”. Prova disso, são os investimentos nos Laboratórios de Informática Educativas (LIEs).

A estrutura do CRP é muito boa, porém o turismo de incentivo não é utilizado pela PMF neste caso, isso não motiva o desenvolvimento. Por outro lado, diante de poucos projetos para minimizar a exclusão social, o CRP está na frente e se não fosse essa iniciativa da Prefeitura, o abismo da exclusão seria maior. Então, são bons motivos para visitar o espaço, não apenas os turistas, mas também a própria população de Fortaleza.
--------------------------------------------------------------------------------
Outras informações: 3488.7688 ou 3488.7687.

Cardápio bem cearense



Ana maria Freitas


A gastrônomia nordestina é bastante variada, e possui pratos bem peculiares, que desperta o interesse e curiosidade dos turistas , em provar essas delicias diferenciadas, que caracterizam o povo nordestino.

Para degustar essas peculiaridades típicas , uma das melhores opções de Fortalefa é o tradicional Rei da Panelada, que oferece muitas variedades.

O restaurante já está há 16 anos na praça, e o prato tradicional não poderia ser outro se não a famosa panelada, vísceras de boi, cozida e temperada, outro prato também muito pedido é a buchada de carneiro, que são pratos típicos e que tão bem representa o nosso Ceará.

O dia mais movimentado é o sábado, o restaurante é muito bem freqüentado, com uma comida regional marcante e uma decoração rústica, o Rei da Panelada é uma ótima pedida para quem quer provar uma verdadeira culinária cearense e aprovadas delicias.

O Rei da panelada fica localizado na Rua Capitão Gustavo, 3.372 Bairro: Joaquim Távora
Telefone: 272-8672

Um paraíso chamado Lagoinha


Por Felipe Pontes
A enseada é curta. A areia bege, toda molhada, serve de espelho para a paisagem logo que a maré seca. De todos os lados vê-se uma nova paisagem. A beleza antiga e sempre nova da praia de Lagoinha atrai turistas do mundo inteiro. A 110 km de Fortaleza, o distrito de Paraipaba ganhou uma das belezas mais privlegiadas do litoral oeste cearense.

Em Lagoinha não faltam opções de lazer. De buggy ou pau-de-arara, o visitante não pode deixar de conhecera Lagoa das Almécegas. O passeio até lá dá direito a uma passagem pelo encontro do rio com o mar e um banho na lagoa com temperatura morna. De volta a praia vale aproveitar, e comer o peixe frito pescados pelos próprios nativos da vila, que chegam logo cedo do mar. Para quem deseja uma outra opção de cozinha, vai a dica do arroz de camarão do restaurante Fateichas e também a mariscada do Full Xico, localizado logo na entrada da cidade.

Para quem não está só de passagem e quer uma boa hospedagem, uma boa sugestão é a pousada do Milton. Com 25 anos de existência ela ostenta com fotos grandes personalidades que já passaram pela praia,quando ainda era deserta, como: Ney Matogrosso; Cazuza; Fernando Henrique Cardoso, dentre outros. Fica també a opção pelo conforto do Vivamar hotel , e pousada Pontal da Duna.

Bem, agora é só se preparar as férias , e pena estrada. O sol de Lagoinha acolhe turistas de janeiro a dezembro.

Ceará pra quem quiser rir

Por Humberto Oriano

Em nossas praias principalmente, está concentrado o nosso pólo turístico. As barracas da Praia do futuro, os hotéis da Avenida Beira-mar, o Beach Park, são alguns dos nossos atrativos. Porém existem outras opções que não estão em monumentos ou parques temáticos. Estas outras atrações estão transformando nosso Estado em um genuino pólo do humor do Brasil. Confira:





Raimundinha Gereissati direto do Araturi para as casas de shows da praia de Iracema é, sem dúvida, uma atração para quem visita às noites do litoral fortalezense.











Froxilda Fofolete é outra criatura sobrenatural quando o assunto é fazer rir. Com seus tipos e caricaturas, não tem quem resista ao seu humor escraxado.



















Esse que um lado puxou o pai e o outro puxou a mãe, é o inconfudível Adamastor Pitaco "o lindão" que, com suas paródias denominadas de a Melôs, fazem todos morrerem de rir.

Que frio!!!


Postado por Jorge Macedo Costa

Quer vir para o Ceará, mas não quer ir embora todo vermelho? Nesse caso, o friozinho das serras lhe espera!!!

Guaramiranga, Baturité, Pacoti, Tiaguá, Viçosa do Ceará, São Benedito, Ubajara e um monte de outros lindos locais...

Ipú, na Serra da Ibiapaba, é outra bela opção! A principal atração da terra natal de Iracema, índia imortalizada na obra de José de Alencar, é a famosa e lindíssima Bica do Ipú, cahoeira em formato de véu, de 130 metros.

As trilhas do Município também são ótimos roteiros!

Se você for de ônibus, na Rodoviária Engenheiro João Tomé, as empresas Guanabara e São Geraldo são opções. De carro, você pode seguir pela CE 187, BR 403, CE 257 ou BR 020. A Cidade está a 288 km de Fortaleza. Programe-se!!

Açaí do Jojó:

Uma boa opção para se deliciar

Por Ana Carolina


Eleito pela terceira vez a melhor lanchonete de Fortaleza pela revista Veja Fortaleza, o Açaí do Jojó, já virou mania e aumenta sua clientela cada vez mais. Na direção da lanchonete, o baiano de 52 anos, 30 anos de Ceará, João Miranda, o Jojó. Com simpatia ele atende pessoalmente seus clientes sempre que pode, apronta vitaminas, sanduíches, tapiocas, administra a cozinha, faz de tudo um pouco para atender com atenção o público.

O movimento na barraca da Praia da Futuro é intenso. O público em geral, atletas, jovens, pessoas de idade, mas para os surfistas a parada é quase obrigatória. No cardápio diversas opções de alimentos naturais e leves. As principais pedidas são os sanduíches naturais, sucos energéticos e, claro, o famoso açaí do Jojó. A lanchonete já possui três estabelecimentos espalhados por Fortaleza, na Aldeota, na Praia do Futuro e na Varjota.

A beleza de Quixadá

Por Cícero Fernandes
Ao visitar o Ceará não deixe de passar por Quixadá e conhecer um dos pontos turisticos mais bonitos do Estado.
A cidade é conhecida como a capital do sertão central e se localiza há 152 quilômetros de Fortaleza.
Lá, podemos encontrar a beleza fascinante do Açude do Cedro, o mais antigo do Brasil. O reservatório é tombado como Patrimônio da humandidade.
Além disso, podemos visitar o santuário de Nossa Senhora Rainha do sertão, que atrai fiéis e devotos de todos os lugares do Brasil.
Outros pontos turísticos da cidade também têm seu encanto e sua beleza, como a pedra do Cruzeiro, chalé da pedra, a Lagoa dos Monólitos e a Serra do Estevão, considerada um oásis em pleno sertão cearense.
Quixadá oferece ainda muitos lugares para diversão: como,Balneário Cedro Clube, com piscina e Quadra Esportiva, Casa de Show arrasta pé, Parque de Vaquejada Belas Artes, entre outras.

O esconderijo do Mangue

Por Munique Freitas

Quem quiser conhecer o mangue em fortaleza e saborear uma piabinha frita ao mesmo tempo, pode ir ao Zé do Mangue. Localizado na reserva de Sabiranga, o bateco possui pratos que vão de peixe frito à galinha cabidela.

Apesar da simplicidade, com patos e gatos andando perto das mesas e com o chão de areia. O boteco conquista pela vista do mangue, que fica mais bonito com o pôr-do-sol, e pelo preço a acessível.

Para quem gosta de cerveja gelada, MPB (Música Popular Brasileira), comida regional e principalmente contato com a natureza, o Zé do Mangue é o lugar certo para passar suas tardes de sábado e domingo.

Local: Rua Tancredo de Souza Carvalho, 1302, Edson Queiroz. O Ponto de referência é a rua do Colégio Ari de Sá na Av. Washington Soares.
Segunda à Sábado (das 8hs à meia noite)

Domingo (das 8hs às 19 hs)

Tel: (85)3273-9571

Chorinho em Fortaleza

Postado por Jorge Macedo Costa

Para quem gosta de Chorinho, a melhor opção de Fortaleza é o Mercado dos Pinhões, nas noites de sábado.

O show do grupo Cordas que Falam é um momento que nenhum visitante da Cidade pode perder. A versatilidade e os arranjos do grupo dão um toque todo especial ao ritmo carioca.

Projeto da Secretaria de Cultura do Município promove o espetáculo.


Serviço:
Rua Costa Barros com rua Nogueira Acyoli, próximo à avenida Monsenhor Tabosa, Praia de Iracema.

Horário: Sábados, a partir das 19 horas.

Museu Fonográfico do Ceará

Por Marcelo Bonavides
A cidade de Fortaleza abriga belos cenários naturais que são procurados por pessoas de diversas partes do mundo.

O que pouca gente sabe é que a cidade abriga um recanto onde a história da música popular brasileira é resgatada e preservada com dignidade.
Esse lugar se chama Museu Fonográfico do Ceará e foi fundado há 50 anos pelo pesquisador Miguel Ângelo de Azevedo, mais conhecido por Nirez.

Seus discos somam em 22 mil.
Entre gramofones, rádios e coleções de revistas do início do século XX, o acervo abriga fotografias originais de artistas (em bom estado de conservação e várias delas estão autografadas). Podemos encontrar também milhares de fotografias sobre a história de Fortaleza e do Ceará.
Entre as raridades de seu acervo, encontramos discos da primeira mulher a gravar no Brasil, Senhorita Odette, ainda em 1903, como o que trás a música “Borboleta Gentil”, entre outras.
Há vários 78 rpm das atrizes de teatro de revista que se destacaram na primeira década do século XX, Pepa Delgado, Júlia Martins, Virgínia Aço, Medina de Souza, para citar algumas. O passeio pela MPB através dos 78 rpm do Arquivo Nirez nos leva a conhecer os variados estilos que figuraram em nosso cenário musical.

Como aproveitar Fortaleza em época de "liseira"

Por Victor Fonteles

Programar alguma opção para se divertir sem ter uma grana sobrando, que lhe proporcione um bem estar descontraente e agradável é sem sombra de dúvidas um desafio. Mas fazer isso em Fortaleza é uma tarefa um tanto otimista e interessante, mas também é bastante possível pra quem gosta de apreciar os momentos inesquecíveis que ocorrem de forma tão simples em nossas vidas. Dentre muitos gostaria de citar alguns que realmente podem valer a pena, se forem extremamente aproveitados.

Primeiramente gostaria de citar que o mais importante na escolha da diversão é saber escolher a companhia, estar com as pessoas certas nos momentos certos, torna o lugar irrelevante. Mas voltando ao roteiro, existe um lugar que é bem central, não estando à grandes distâncias para que o gasto com transporte seja reduzido, é o bar e restaurante América Bear, localizado na avenida Oliveira Paiva, quase em frente a sede dos Correios. Lá é feita uma das melhores carangueijadas de Fortaleza.

A opção é você aproveitar a quinta-feira, dia de caranguejo na capitalc earense. Junte uma turma de no mínimo 5 pessoas, e aproveitem dividindo a conta da mesa, ou seja, belíssimos caranguejos e água de coco e o combustível do carro. A somatória desta diversão deve girar em torno de R$ 60, isso tudo dividido por 5 resulta em R$12 .

Outra opção é uma dádiva da criação, uma bela caminhada no parque do cócó no sábado de manhã, uma trilha que foi bastante modificada, com uma boa estrutura, segurança em todo tempo e o sossego da natureza. Junte este ambiente com um delicioso lanche caseiro, a opções são: Sanduíches naturais e leves, sucos, frutas, água de coco, saladas em geral. Os gastos com lanches dever girar em torno de 20 R$, o que é bom para o seu bolso. A presença de pessoas que nos amam, é o maior investimento, não em dinheiro mas sim em qualidade de vida.

É cada louco!!!

Por Jorge Macedo Costa

Quem visita Fortaleza não pode ir embora sem antes ver essa cena.

A Ponte dos Ingleses, um dos principais cartões postais da Cidade, vira palco para acrobacias nada modestas de alguns "loucos".

Claro que o frissom e o frenesi das pessoas que acompanham o espetáculo é um dos pontos altos do "show": gritos, aplausos e alívio, a cada vez que um dos "artistas" emerge das águas quase sempre agitadas, no final de tarde de Iracema.

Fotos: Jorge Macedo Costa
__________________________

Pagando pouco e curtindo muito

Por Munique Freitas


O litoral cearense tem 570 quilômetros de extensão com cerca de 120 praias. Dentre elas, Canoa Quebrada , a 150 quilometros de Fortaleza, destaca-se pelas falésias, pelas dunas e pelos vários tipos de bares localizados na rua principal, a Broadway. Nela o turista encontra pousadas que servem café da manhã, com serviço de quarto, piscina e outros mimos pagando de diárias de no mínimo R$ 60 .


Porém mesmo com pouco dinheiro, o viajante pode aproveitar as maravilhas da praia da lua e da estrela. Nativos alugam quartos para os turistas por diárias de R$15, com cama de casal, televisão, ventilador e alguns até com frigobar.


Para o almoço há o PF (famoso prato feito), que vária de R$5 a R$8 na própria rua principal. A noite existem muitas barraquinhas que vendem todo tipo de comida tapiocas, sanduíches, espetinhos e outros mais. Na Broadway á noite os bares e as boites tocam músicas para todos os gostos e o turista não precisa desembolsar nada para entrar.


A balada mais conhecida e procurada é da Barraca Freedom, onde acontecem luais a partir da sexta. Ao redor de uma fogueira ouvindo reggae, os visitantes e nativos esperam pela chegada do nascer do sol, iluminando mais uma manhã da praia de Canoa Quebrada.
Pousada Casa da Lindinha: (88)34217360

Calangos nas árvores e jardins de Fortaleza




O pequeno lagarto brasileiro conhecido como calango é muito comum nas árvores e jardins de Fortaleza. A foto foi tirada ontem à noite. O calango descansava dentro de um toco de árvore. Abaixo uma pequena descrição encontrada no Wikipédia:




Calango é a designação comum a vários répteis lacertílios da família dos teídeos, principalmente os de pequeno porte, Cnemidophorus, e outros que vivem geralmente no solo, na terra ou em pedreiras, alimentando-se de pequenos artrópodes ou vermes. A principal espécie é o Tropidurus itambere, um pequeno lagarto brasileiro, comum no sertão nordestino, em Minas Gerais e na Amazônia.