Museu Fonográfico do Ceará

Por Marcelo Bonavides
A cidade de Fortaleza abriga belos cenários naturais que são procurados por pessoas de diversas partes do mundo.

O que pouca gente sabe é que a cidade abriga um recanto onde a história da música popular brasileira é resgatada e preservada com dignidade.
Esse lugar se chama Museu Fonográfico do Ceará e foi fundado há 50 anos pelo pesquisador Miguel Ângelo de Azevedo, mais conhecido por Nirez.

Seus discos somam em 22 mil.
Entre gramofones, rádios e coleções de revistas do início do século XX, o acervo abriga fotografias originais de artistas (em bom estado de conservação e várias delas estão autografadas). Podemos encontrar também milhares de fotografias sobre a história de Fortaleza e do Ceará.
Entre as raridades de seu acervo, encontramos discos da primeira mulher a gravar no Brasil, Senhorita Odette, ainda em 1903, como o que trás a música “Borboleta Gentil”, entre outras.
Há vários 78 rpm das atrizes de teatro de revista que se destacaram na primeira década do século XX, Pepa Delgado, Júlia Martins, Virgínia Aço, Medina de Souza, para citar algumas. O passeio pela MPB através dos 78 rpm do Arquivo Nirez nos leva a conhecer os variados estilos que figuraram em nosso cenário musical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário