Espaço de inclusão e arte

Por Ederclinger Melo Reis
O Centro de Referência do Professor (CRP), Célula da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, tem mostrado, desde sua fundação, em 2000, um trabalho de inclusão sócio-digital e apoio à arte. O CRP, que já fez parte de muitas trilhas turísticas, hoje é mais lembrado como sendo o Antigo Mercado Central ou simplesmente Biblioteca Virtual.

A ex-diretora do CRP, Maria Dulce Brito Rebouças Freitas conta que “antes o Centro (CRP) era muito requisitado por escolas e turistas, mas com mudanças de gestões, o incentivo diminuiu”.

Para quem não conhece, além do CRP contar com três ambientes de informática, também há a Galeria de Arte Antônio Bandeiras e o Memorial Sinhá D’Amora.

Apesar de não estar mais na trilha dos turistas, segundo Dulce, “está havendo interesse do Governo, em alguns órgãos, para incluir a população do Brasil sócio-digitalmente”. Prova disso, são os investimentos nos Laboratórios de Informática Educativas (LIEs).

A estrutura do CRP é muito boa, porém o turismo de incentivo não é utilizado pela PMF neste caso, isso não motiva o desenvolvimento. Por outro lado, diante de poucos projetos para minimizar a exclusão social, o CRP está na frente e se não fosse essa iniciativa da Prefeitura, o abismo da exclusão seria maior. Então, são bons motivos para visitar o espaço, não apenas os turistas, mas também a própria população de Fortaleza.
--------------------------------------------------------------------------------
Outras informações: 3488.7688 ou 3488.7687.

Nenhum comentário:

Postar um comentário