Trairi: sossego no paraíso

Por Rosanna Amazonas
Praias de ondas calmas com vasta faixa de areia, piscinas naturais propícias ao banho de mar, extenso coqueiral, dunas exuberantes e um pôr-do-sol inigualável. Assim é Trairi, último município da Costa dos Ventos, um novo roteiro turístico integrado do litoral Oeste do Ceará, que inclui ainda Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Paracuru e Paraipaba. Distante cerca de 120 quilômetros de Fortaleza, Trairi possui uma costa de 36 quilômetros e os encantos das praias de Flecheiras, Mundaú e Guajiru, redutos de incrível beleza natural quase desabitados e primitivos.

O grande atrativo do litoral são as largas piscinas naturais formadas pelos arrecifes em maré baixa, além das lagoas e dunas. A praia de Flecheiras é uma das mais belas do litoral Oeste e pode ser encontrada sob a refrescante mancha verde de nativo coqueiral. A praia está localizada numa pequena enseada em forma de ´S´, entre dunas e coqueirais com uma beleza selvagem quase intocada. Conta a lenda que, no tempo dos primeiros habitantes, os índios desciam os morros e com suas flechas certeiras praticavam a pesca nas águas claras e mansas que entremeiam as pedras aquáticas do lugar.

Com a maré baixa, saindo de Flecheiras, é possível fazer um passeio a pé até Guajiru, vilarejo de pescadores. O lugar é constituído, basicamente, de pescadores que vivem da pesca artesanal e um dos maiores espetáculos é ver a lua cheia nascendo sobre o mar. Nesse pequeno povoado, a tranqüilidade é tamanha que parece que o tempo não tem pressa de passar. Alvas dunas, verdes coqueirais, lagoas azuis, velas ao vento, mar calmo, boa pescaria e gente hospitaleira são características dessa praia.

Assim como Guajiru, Mundaú é uma praia de águas calmas e cristalinas, localizada numa grande baía, protegida por 100 metros de arrecifes, a apenas um quilômetro da beira-mar. No limite da foz do rio Mundaú, a praia é margeada por densos manguezais e dunas brancas, o que garante passeios de rara beleza. A praia vem ganhando mais fãs nos últimos anos. Isso acontece porque as piscinas naturais permitem um tranqüilo banho e os arrecifes proporcionam ambiente propício para a pesca artesanal, além do clima de nostalgia que os coqueiros, ao longo da praia, imprimem no local.

Trairi destaca-se na região pela boa oferta de pousadas, bares e restaurantes. A estrutura hoteleira é uma das melhores do litoral Oeste, contando com várias pousadas que podem proporcionar a seus visitantes conforto, tranqüilidade e excelentes serviços. A gastronomia é de excelente nível e os restaurantes oferecem cardápios diversificados, tendo como base principalmente peixes, frutos do mar e algas marinhas.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário